Política

Governo Bolsonaro achava que educação comprometia fiscal e Brasil sofreu retrocessos, diz Lula

12 jun 2023, 14:01 - atualizado em 12 jun 2023, 14:01
Politica, Lula, Economia, BC
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro, achava que a educação era “gasto” e comprometia o equilíbrio fiscal, afirmando que o Brasil sofreu “vergonhosos retrocessos” nesse sentido.

Falando em cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento de nova política de alfabetização, Lula afirmou que o analfabetismo no país não é culpa dos professores e famílias, mas sim do Estado, que segundo ele “falhou miseravelmente” nos últimos anos na área da educação.

“Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas de experiência e de cooperação entre a União, os Estados e os municípios, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos, retrocessos que nunca mais devemos permitir que aconteçam nesse país”, disse Lula.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Dados divulgados na semana passada pelo IBGE mostraram que a taxa de analfabetismo no Brasil ficou em 5,6% em 2022, ante 6,1% em 2019, com mais da metade dos casos na região Nordeste.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.