Trabalho

Governo caminha para regulamentar trabalho feito por Uber, Ifood e outros aplicativos

27 jun 2023, 16:18 - atualizado em 27 jun 2023, 16:18
Uber, aplicativos
Governo caminha para regular trabalho feito por Uber e outros aplicativos no país (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou as primeiras reuniões para definir um marco regulatório para o trabalho realizado por aplicativos no país — como Uber, Ifood e 99.

Os encontros acontecem no âmbito de um grupo de trabalho (GT) dividido em dois subgrupos: um para motorista de aplicativos e outro para entregadores. Além do governo e dos trabalhadores, as empresas também participam das discussões.

A regulação do trabalho feito por meio de plataformas digitais é uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as principais reivindicações está a criação de uma remuneração mínima para a categoria

De acordo com o jornal O Globo, existe a expectativa de o governo finalizar a primeira versão do marco legal no início do segundo semestre. O MTE, porém, ainda não se manifestou sobre o tema.

Aplicativos propõem parâmetros para regulamentação

Embora o Ministério do Trabalho ainda não tenha se manifestado sobre a regulamentação do trabalho feito por aplicativos, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) já apresentou um documento com nove propostas para a regulamentação do setor.

A associação reúne as principais plataformas com operação no país, como Amazon, Uber, Ifood, 99 e Buser, por exemplo. No documento, a Amobitec defende a criação de uma remuneração mínima para os trabalhadores de aplicativos.

Além disso, a associação propõe a inclusão da categoria no sistema de previdência, a definição de um limite diário de trabalho nos aplicativos e a adoção de seguros complementares contra acidentes, além da proteção oferecida pela seguridade social.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar