Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Governo do RJ sugere novo preço para água da Cedae em leilão

01/12/2020 - 16:23
Cláudio Castro, afirmou que o preço sugerido pelo governo fluminense pelo metro cúbico é de 1,70 a 1,80 reais (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O governo do Rio de Janeiro sugeriu nesta terça-feira um novo preço para o metro cúbico de água que será vendido pela Cedae ao grupo que vencer o leilão de concessão de partes da companhia, em uma expectativa de salvar o processo do naufrágio.

O BNDES tem trabalhado há meses no leilão de duas áreas da estatal de saneamento do Rio de Janeiro e tinha uma expectativa de que um edital de concessão pudesse ser publicado até o final deste ano, antes da posse de novos prefeitos no início do ano que vem.

Mas o governo fluminense ainda não chegou a um acordo com o banco sobre o valor da água que será vendida pela Cedae ao concessionário que ficará com as áreas de distribuição de água e de tratamento de esgoto da empresa.

Nesta terça-feira, o governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que o preço sugerido pelo governo fluminense pelo metro cúbico é de 1,70 a 1,80 reais, valor que não é nem os 1,46 real sugerido pelo BNDES como forma de elevar o valor a ser obtido no leilão, nem os 2,30 propostos pela própria Cedae.

“Acho que assim ainda dá para lançar o edital este ano…É uma licitação de 12, 13 bilhões de reais”, disse Castro a jornalistas.

Uma fonte próxima das negociações afirmou que o valor informado por Castro vai inevitavelmente reduzir o valor da outorga mínima da Cedae, fixada em 10,6 bilhões de reais.

“Vai comer uns 2 a 3 bilhões da outorga. Se ele topar, (o leilão) vai para frente. Mas mudam as premissas”, disse a fonte.

No final de setembro, o grupo BRK Ambiental, que tem entre os investidores a canadense Brookfield, surpreendeu o mercado ao oferecer outorga de 2 bilhões de reais para vencer o leilão de concessão de serviços de água e esgoto da região metropolitana de Maceió, o primeiro realizado após a aprovação do marco do saneamento em meados deste ano.

O mínimo definido no edital era de cerca de 15 milhões de reais.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 01/12/2020 - 16:23

Cotações Crypto
Pela Web