Leilões

Governo estuda mudanças na estrutura dos leilões de energia, diz Sachsida

14 set 2022, 13:48 - atualizado em 14 set 2022, 13:48
Energia Elétrica
Nesta quarta-feira, o governo cancelou três leilões de energia que estavam previstos para 2022 (Imagem: Pixabay/minka2507)

O governo federal está estudando mudanças na estrutura dos leilões de contratação de energia elétrica, disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Em evento em São Paulo, Sachsida disse que a ideia é “diminuir o poder de Brasília” na escolha das fontes de geração de energia que são contratadas nos certames voltados ao atendimento do mercado regulado.

Ele defendeu que o “mercado” faça essa escolha, com base no melhor preço ao consumidor.

O ministro disse ainda que todos os contratos serão cumpridos, e que eventuais mudanças seriam aplicadas em certames futuros.

Nesta quarta-feira, o governo cancelou três leilões de energia que estavam previstos para 2022.

No caso de um dos certames cancelados, o de potência, o Ministério disse que está fazendo estudos para viabilizar um certame pautado pela “neutralidade tecnológica” isto é, que permita a concorrência de diferentes fontes de geração ou de soluções de armazenamento.

O primeiro certame de potência realizado no país, no ano passado, foi aberto apenas à participação de empreendimentos termelétricos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.