Política

Governo Lula: Quem é José Múcio, futuro ministro da Defesa?

09 dez 2022, 11:24 - atualizado em 09 dez 2022, 11:24
José Múcio Monteiro
José Múcio é nomeado ministro da Defesa do Governo Lula (José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou José Múcio Monteiro (PTB) como ministro da Defesa para o próximo governo, em coletiva de imprensa nesta sexta (09). Lula e Múcio se reúnem hoje, após o jogo do Brasil na Copa do Mundo, para discutir sobre os comandantes das Forças Armadas.

Além de Múcio, Lula também confirmou Haddad no Ministério da Economia; Dino, na pasta de Justiça; Rui Costa, na Casa Civil; e Mauro Vieira como ministro das relações exteriores. Os nomes já anunciados para a equipe já eram especulados pela imprensa.

O petista deve anunciar outros ministros do seu governo na próxima semana.

Lula planejava anunciar os nomes de seus ministros na semana que vem, após a sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira (12). No entanto, achou melhor adiantar alguns nomes para colocar articuladores políticos em jogo para darem um empurrão nas negociações da PEC de Transição.

Quem é José Múcio?

José Múcio Monteiro, ministro da Defesa do governo Lula, é natural de Recife (PE) e tem 75 anos. Ele é engenheiro civil e político filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Em 2009, Múcio foi eleito ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), nomeado pelo governo Lula, e se aposentou no início de 2021, dois anos antes da aposentadoria obrigatória. Ele também foi ministro de Relações Institucionais no mesmo governo.

Além disso, em seu estado natal, Pernambuco, ele assumiu o cargo de deputado federal por cinco mandatos e secretário dos Transportes no governo Roberto Magalhães, além de prefeito do município de Rio Formoso. Também foi secretário de Planejamento de Recife no mandato de Magalhães.

Em novembro desse ano, Múcio integrou o grupo de transição do governo de Lula, já focado na área de Defesa, a fim de cumprir a condição básica determinada pelo futuro presidente: ter um civil à frente da pasta. A notícia foi bem recebida pelo alto comando das três Forças Armadas.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.