Política

Governo Lula: Quem é Paulo Pimenta, que assume a Secom?

29 dez 2022, 12:51 - atualizado em 29 dez 2022, 12:51
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta é nomeado para chefiar a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula (Imagem: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Paulo Pimenta (PT) para chefiar a Secretaria de Comunicação Social (Secom) para o próximo governo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29).

A secretaria é responsável por cuidar da imagem do governo e da propaganda.

Na semana passada, Lula divulgou o nome de 16 ministros.

Até então, outros cinco ministros já haviam sido anunciados: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa).

Quem é Paulo Pimenta?

Paulo Pimenta é natural de Santa Maria (RS) e tem 57 anos de idade. É jornalista, técnico agrícola e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele exerceu dois mandatos de vereador pelo PT em Santa Maria e em 1998 foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul.

Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Santa Maria, na chapa de Valdeci Oliveira (2001-2002). Três anos depois, foi eleito deputado federal, cumprindo o mandato o qual foi reeleito em 2006, o qual se estendeu até 2011.

Pimenta concorreu à Prefeitura de Santa Maria em 2008, terminando em segundo lugar.

Em 11 de agosto de 2005, Pimenta ocupava o cargo de vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Compra de Votos, conhecida como CPI do Mensalão.

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.