Ministérios

Governo Lula: Veja os 16 ministros anunciados pelo presidente eleito nesta quinta (22)

22 dez 2022, 12:49 - atualizado em 22 dez 2022, 16:14
Governo Lula Ministros luiz inácio silva ministérios anúncio quinta-feira 22 16 ministros
Governo Lula começa a tomar forma com o anúncio de 16 ministros nesta quinta (Imagem: Reprodução/ Youtube Lula)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acelerou a montagem de seu ministério. Nesta quinta-feira (22), Lula anunciou mais 16 ministros e ministras. Alguns nomes já eram antecipados pela imprensa e dados como certos, como o da cantora Margareth Menezes, que ocupará o recriado Ministério da Cultura.

Outros ganharam força nos últimos dias, após a desistência dos favoritos de Lula. É o caso do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que acumulará o comando do também recriado Ministério da Indústria e Comércio. O petista apresentou seu companheiro de chapa como “a grande surpresa” do anúncio de hoje.

Lula lembrou que gostaria que a pasta fosse ocupada por Josué Gomes, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e filho de seu vice-presidente nos dois mandatos anterior, José Alencar. Mas explicou que Gomes recusou o convite para enfrentar a articulação de Paulo Skaf, que tenta retomar a presidência de uma das mais poderosas entidades empresariais do país.

Outros nomes são considerados uma vitória do PT, partido do presidente, que não desejava ver pastas estratégicas nas mãos de outras legendas. É o caso do ex-governador do Piauí, Wellington Dias, que comandará o Ministério do Desenvolvimento Social.

Trata-se de um posto fundamental, já que comanda o Bolsa Família, programa social que é a menina dos olhos dos petistas, por ser o principal cartão de visitas das gestões Lula 1 e 2, e Dilma. O orçamento do programa, em 2023, é estimado em R$ 70 bilhões.

Governo Lula: Simone Tebet e Marina Silva ainda seguem fora

O problema é que, para agradar aos seus companheiros, Lula criou para si mesmo uma grande sinuca de bico, ao escantear a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que pleiteava a vaga agora ocupada por Dias.

Como se sabe, ela terminou em terceiro lugar na eleição presidencial deste ano, e embarcou com entusiasmo na campanha de Lula no segundo turno, comprando brigas, inclusive, com seu próprio partido e o agronegócio, sua principal base eleitoral.

Assista ao vídeo de Lula anunciando os novos ministros de seu governo:

Tebet foi apresentada pela campanha lulista, no segundo turno, como o maior exemplo da frente ampla que se formou em torno do ex-sindicalista, com o objetivo de derrotar a tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). A senadora foi considerada, ainda, fundamental para atrair votos decisivos para a vitória do petista.

Ciente de que deve algo a Tebet e a Marina Silva, outro nome de peso que trabalhou ativamente por sua eleição no segundo turno, Lula afirmou que os interessados em participar do governo devem manter a esperança, já que ainda restam 13 ministérios para serem ocupados.

Governo Lula: Veja os 16 ministros e ministras anunciados hoje pelo presidente eleito

Silvio Almeida: Quem é o futuro ministro dos Direitos Humanos do governo Lula?

Camilo Santana: Quem é o novo ministro da Educação do governo Lula?

Geraldo Alckmin: Quem é o ministro da Indústria e Comércio do Governo Lula?

Anielle Franco: Quem é a futura ministra da Igualdade Racial

Governo Lula: Quem é Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia do próximo governo

Wellington Dias: Quem é o futuro ministro do Desenvolvimento Social de Lula, e que comandará o Bolsa Família

Nísia Trindade: Quem é a nova ministra da saúde do governo Lula?

Quem é Esther Dweck, nomeada ministra de Gestão e Inovação pelo presidente eleito

Márcio França: Quem é o novo ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula 3

Governo Lula: Quem é Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais do presidente eleito

Governo Lula 3: Quem é Cida Gonçalves, que comandará o Ministério das Mulheres?

Governo Lula: Quem é Márcio Macêdo, novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

Vinícius Marques de Carvalho: Quem é o novo ministro da CGU do governo Lula?

Quem é Luiz Marinho, nomeado ministro do Trabalho do Governo Lula

Jorge Messias: Conheça o ministro da Advocacia-Geral da União do governo Lula

Margareth Menezes: Quem é a nova ministra da Cultura do governo Lula?

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin