Mercados

Governo Lula tem potencial populista, mas está controlado, diz gestor

29 mar 2023, 16:00 - atualizado em 29 mar 2023, 16:01
Lula
Gestor disse ver o BC como um freio ao governo. (Imagem: Flickr/Lula Oficial/Ricardo Stuckert/PR)

O governo Lula está “caindo na real” de que promessas de campanha são difíceis de cumprir por conta do Orçamento limitado, disse o fundador da Verde, Luis Stuhlberger, ao Brazil Journal.

Um dos gestores mais respeitados do país, ele afirmou que o presidente Lula não quer um plano fiscal. O presidente, disse o investidor, quer subir o gasto todo ano e “esperar que isso traga progresso ao país”.

“Existe uma realidade que se impõe hoje que torna muito mais difícil”, disse, em referência ao cenário doméstico e externo nos períodos dos governos Lula 1 e 2.

“Lula sabe que com o PIB crescendo muito pouco, ele vai perder popularidade, capital político e perder perante o Congresso capacidade de legislar”, opinou o gestor.

Stuhlberger disse ver o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como influências positivas sobre o presidente da República.

São os dois ministros, na avaliação do gestor, que dizem que o controle de gastos vai ser melhor para o Brasil, “que o dólar vai ceder e as expectativas vão melhorar”.

O gestor disse ver também o próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como um freio ao governo, além da estrutura da autarquia, destacou, que conta com diretores indicados em outro governo.

“O governo [Lula] tem potencial populista, mas está controlado”, afirmou ao site.

Hoje, disse ele, fazer Selic cair é tábua de salvação do PT. Mas, segundo o gestor, mesmo com arcabouço fiscal crível, a taxa básica de juros não deve cair rapidamente. 

Stuhlberger considera que o presidente do BC atua com dois vieses. Campos Neto é “patriótico”, disse, e quer ajudar a induzir o presidente da República a ter um plano fiscal. No entanto, afirmou o gestor, o presidente do BC também é um “político” – ou seja, tem um projeto pessoal.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.