Política

Margareth Menezes: Quem é a nova ministra da Cultura do governo Lula?

13 dez 2022, 12:16 - atualizado em 13 dez 2022, 12:24
Margareth Menezes
Margareth Menezes deu declaração em entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (Imagem: Divulgação/Facebook)

A artista Margareth Menezes da Purificação informou nesta terça-feira (13) que aceitou assumir o Ministério da Cultura do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terá início em 1° de janeiro de 2023.

A nova ministra da cultura deu a declaração em entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Nascida no dia 13 de outubro de 1962, em Salvador, na Bahia, Menezes tem 60 anos de idade e percorre o meio artístico por toda sua vida, onde o amor pela música começou já na infância, cantando no coral da igreja local.

Cantora, compositora e ex-atriz brasileira, já conquistou dois troféus Caymmi, dois troféus imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ter sido indicada para o GRAMMY Awards e ao GRAMMY Latino.

Filha de Dona Diva, costureira e doceira, e de Adelício Soares da Purificação, Menezes é a mais velha de cinco irmãos. Em setembro de 2010, Menezes declarou apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência.

De 1985 até 2018, a lista de ministros da Cultura do Brasil integra apenas uma pessoa negra, o cantor e compositor Gilberto Gil. O artista foi cotado em 2002 e escalado pelo governo Lula em seu primeiro mandato.

Segundo informações do Globo, Menezes foi convidada para a equipe de transição depois de criticar a ausência de pessoas negras responsáveis por avaliar o setor na vigente gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Na semana passada, Lula anunciou cinco ministros do futuro governo: Fernando Haddad (Fazenda); José Múcio Monteiro (Defesa); Flávio Dino (Justiça); Rui Costa (Casa Civil); e Mauro Vieira (Relações Exteriores). A expectativa é de que Lula anuncie mais ministros nesta semana.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.