AgroTimes

Gripe aviária: Governo emite atualização sobre emergência sanitária; BTG vê cenário negativo para estas duas ações

19 maio 2025, 10:18 - atualizado em 19 maio 2025, 10:18
gripe-aviaria-frango-acoes-agro
(iStock.com/davit85)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma atualização sobre o plano de contingência em razão da emergência causada pela gripe aviária. Na última sexta-feira (16), o Mapa confirmou o primeiro caso em uma granja comercial em Montenegro (RS). 

Após a identificação, a propriedade foi isolada e os animais, abatidos. O governo decretou emergência sanitária por 60 dias e acionou um plano de contingência. No entanto, países como Argentina, Canadá, China e União Europeia suspenderam as importações do Brasil.

Em nota oficial publicada na noite do último domingo (18), o Mapa trouxe uma atualização do protocolo de contenção de gripe aviária. Confira o comunicado na íntegra.

“O Mapa informa que todas as medidas previstas no Plano de Contingência estão sendo realizadas com eficiência.
Na área com raio de 10km onde se declarou a emergência, as vistorias de propriedades estão em curso e em ritmo acelerado. A área perifocal (raio de 3 km), já teve 29 das 30 propriedades rurais vistoriadas, com previsão de atingir 100% até o final do dia de hoje (18/05). Na área de vigilância (7km a partir do raio de 3km), já foram vistoriadas 238 de 510 propriedades.
Durante as vistorias na área perifocal e de vigilância, apenas uma investigação de suspeita foi aberta, isso na área perifocal, e em propriedade de subsistência, o que recebe toda atenção e tratamento da Defesa Agropecuária, mas não possui impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados.
As amostras coletadas nessa investigação, estão em trânsito para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, no município de Campinas (LFDA-SP) e serão processadas amanhã (19/05), com previsão inicial de resultado preliminar para o final do dia.
Na propriedade foco já ocorreu o descarte de todas as aves e de seus ovos e está sendo realizada a limpeza e desinfecção de todas as instalações.
Das 7 barreiras de bloqueio de trânsito de animais, 5 já estão instaladas e das 6 barreiras de desinfecção 4 também já estão em funcionamento, com previsão de conclusão de instalação de todas as barreiras até amanhã (19/05).
Adicionalmente informa-se que os ovos, provenientes da propriedade foco, foram completamente rastreados e a destruição destes está em andamento, para então se iniciar o processo de limpeza e desinfecção dos 3 incubatórios.
Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis (TO). A análise preliminar das amostras coletadas, revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação. A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados.
O Mapa, por fim, esclarece que investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e que em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento, o que reforça a robustez do sistema de Defesa Agropecuária do Brasil, que atende e trata todas as investigações com eficiência e transparência”.

BTG vê cenário negativo para BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3)

Analistas do BTG Pactual afirmam que a situação de emergência sanitária é negativa para BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3), que surfavam no bom momento do frango

O banco esperava que as margens positivas do segmento fossem normalizadas em 2025, mas a combinação de real fraco e forte demanda externa vinha sustentando resultados elevados. 

Com restrições e bloqueios regionais de diversos países, a gripe aviária deve impactar nos preços e na logística de escoamento, antecipando a reversão de margens.

Assim, o BTG mantém recomendação de compra para JBS e neutra para BRF, que deve seguir negociando com base na razão de conversão com Marfrig (MRFG3) após anúncio de fusão.

Apesar da situação de emergência, os analistas destacam que desde 2023, o vírus havia sido detectado apenas em aves silvestres. Este foi o primeiro caso de gripe aviária na produção comercial e marca uma nova fase no enfrentamento da doença. 

Segundo o BTG, o Brasil levou mais de dois anos desde a detecção inicial até o contágio em granjas comerciais, o que demonstra a robustez dos protocolos sanitários locais.

Vale ressaltar que o Brasil é o maior exportador global de carne de frango, com cinco milhões de toneladas anuais, e o RS responde por 13% dessas exportações. 

Os países que adotaram banimentos nacionais representaram cerca de 42% do valor exportado em 2024 (US$ 3,9 bilhões), sugerindo impacto potencial mensal de até US$ 300 milhões.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar