Guerra da Ucrânia: Putin declara cessar-fogo unilateral na Páscoa

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou um cessar-fogo unilateral de Páscoa na guerra contra a Ucrânia, ordenando que suas forças suspendessem as hostilidades às 18h no horário de Moscou, no sábado, até o final do domingo.
Não houve reação imediata da Ucrânia.
“Com base em considerações humanitárias (…) o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Eu ordeno a interrupção de todas as atividades militares nesse período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em reunião no Kremlin.
“Presumimos que a Ucrânia seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, quaisquer ações agressivas”, acrescentou Putin.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que havia dado instruções sobre o cessar-fogo a todos os comandantes de grupos na área da “operação militar especial”, o termo do Kremlin para a guerra.
As tropas russas irão aderir ao cessar-fogo desde que ele seja “mutuamente respeitado” pela Ucrânia, disse o ministério em um comunicado.