Ministério da Economia

Guido Mantega sobre governo Lula: “Não serei ministro”

11 nov 2022, 19:12 - atualizado em 16 nov 2022, 19:31
Guido Mantega ministério ministro lula governo transição equipe fazenda
Pá de cal: Mantega afirmou publicamente que não será ministro de Lula no próximo governo (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Guido Mantega, um dos nomes da equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva mais rejeitados pelo mercado, afirmou nesta sexta-feira (11), com todas as letras, que não será ministro no gabinete que assume em 1º de janeiro, junto com Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não serei ministro e vários [nomes] que estão no grupo de transição também não estarão no primeiro escalão”, disse de forma taxativa, em entrevista à GloboNews. Segundo Mantega, “a questão do grupo de transição está sendo superestimada.”

“Recebi várias congratulações e não é isso. O grupo de transição é para ajudar o novo governo a conhecer a estrutura do atual governo. Quem esta lá [no grupo de transição] não são uma estrutura ministerial”, acrescentou.

Ele será um dos quatro membros do grupo técnico que tratará dos temas envolvendo indústria, comércio, serviços e pequenas empresas. Ao ser anunciado ontem pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, Mantega causou um verdadeiro terremoto na Bolsa brasileira, levando o Ibovespa a fechar com mais de 3% de queda.

Guido Mantega: mercado não esquece nova matriz econômica

O motivo da aversão dos investidores ao seu nome é conhecido. Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo no cargo, mas deixou um legado que arrepia o mercado. Ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, foi o principal responsável pela guinada desenvolvimentista do governo petista, chamada de nova matriz econômica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas medidas são apontadas por vários economistas como responsáveis pela recessão enfrentada pelo Brasil em 2015 e 2016.

Mesmo com Mantega fora do páreo, outros nomes cotados para comandar a área econômica do terceiro mandato de Lula sofrem resistências dos investidores. É o caso do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e do ex-governador do Piauí Wellington Dias.

Na entrevista à GloboNews, Mantega afirmou que iniciou articulações para buscar um candidato ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), capaz de aglutinar os países latino-americanos. Segundo o economista, Ilan Goldfajn, indicado pelo governo de Jair Bolsonaro, não tem o apoio dos países americanos.

“Recebi alguns telefonemas de antigos colegas, ministros, pessoas da área econômica da América Latina se queixando que não estavam satisfeitos com o encaminhamento dessa eleição para a presidência. Então, resolvi entrar em contato, mandei, sim, um email para a Janet Yellen, secretária do Tesouro americano. E andei conversando com vários ministros da Economia de vários países latino-americanos, no sentido de buscar um candidato de união para esses países”, afirmou Mantega, que pediu o adiamento das eleições para a posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar