Agenda do Dia

Haddad aprova nova regra fiscal com Tebet antes de aval de Lula: Veja o que movimenta a quinta-feira (09)

09 mar 2023, 8:42 - atualizado em 09 mar 2023, 8:42
Lula e Tebet
Tebet já está com o projeto de novo arcabouço fiscal; Haddad quer enviar para o Congresso até o final do mês. (Imagem: Flickr/Simone Tebet)

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) e a ministra Simone Tebet (Planejamento) têm uma reunião marcada para 12h30. No encontro, eles devem discutir sobre o novo arcabouço fiscal que substituirá o teto de gastos.

O plano de Haddad é enviar o projeto ao Congresso ainda neste mês e, de preferência, antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 21 e 22 de março. Ou seja, ele tem menos de 15 dias para acertar os detalhes, receber a benção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convencer os parlamentares.

A ideia é que a nova regra sinalize para o Banco Central que o novo governo está preocupado com a responsabilidade fiscal, apesar de Lula ter passado boa parte das eleições criticando o teto de gastos. Em suas últimas atas, o Copom destacou que as expectativas inflacionárias estão altas e um dos fatores é o futuro dos gastos públicos.

Em janeiro, o governo entrou em um embate com o Banco Central sobre a Selic, considerada por Lula muito alta. A taxa básica de juros está no patamar de 13,75% ao desde agosto do ano passado. Desde então, Haddad se aproxima do presidente Roberto Campos Neto na tentativa de manter uma boa relação com a autoridade monetária.

Também estarão presentes na conversa de hoje o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo; do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; e o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (09)

Horário Programação Local
09h Reunião com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Líder do Governo no Congresso Nacional, Senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Senado Federal, Senador Jaques Wagner, Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Deputado José Guimarães, e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola Palácio do Planalto
15h Reunião com o Presidente eleito do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Francisco Joseli Parente Camelo Palácio do Planalto
15h30 Reunião com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes Palácio do Planalto
16h30 Reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana Palácio do Planalto
17h30 Reunião com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino Palácio do Planalto

Economia

A agenda econômica está esvaziada, mas o mercado não vai passar o dia sem fazer nada. A Receita Federal adiantou a liberação do programa do Imposto de Renda de 2023. Os contribuintes já podem fazer o download no site do Fisco.

Anteriormente, a data de liberação do programa do imposto de renda 2023 teria início na próxima quarta-feira (15), data de início de entrega das declarações. No entanto, vale lembrar que o acerto de contas com o Leão segue o mesmo calendário: do dia 15 de março até 31 de maio.

“Ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, o contribuinte pode se organizar e juntar a documentação que for necessária”, afirmou a Receita.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (09)

Horário País Indicador
09h México Índice de Preços ao Consumidor (fevereiro)
09h Brasil Caged
10h30 EUA Pedidos semanais de seguro-desemprego
23h30 Japão  Taxa de juros do Banco Central do Japão (BoJ)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin