Hapvida (HAPV3) tomba até 6% no Ibovespa com prévia da ANS e expectativa para o balanço do 4T25
As ações da Hapvida (HAPV3) recuaram quase 6% na primeira hora de negociações nesta quarta-feira (18) e lideram a ponta negativa o Ibovespa (IBOV) , na expectativa pelo balanço da companhia referente ao quarto trimestre (4T25).
Por volta de 14h (horário de Brasília), HAPV3 tinha queda de 4,29%, a R$ 8,25. Na mínima intradia, os papéis da operadora de saúde chegaram a cair 5,92% (R$ 8,11).
Ontem (17), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados financeiros do 4T25 das operadoras de saúde do Brasil e, segundo os analistas, os números reforçaram as perspectivas “mais fracas” para a Hapvida.
Segundo a ANS, o MLR (índice de sinistralidade) da companhia atingiu 71,9% no 4T25, uma alta de 11 pontos percentuais na comparação anual, mas uma queda de 280 pontos-base em relação ao trimestre anterior.
Os depósitos judiciais aumentaram de 2,3% para 2,5% no trimestre e as provisões subiram de 2,6% para 2,8% na comparação trimestral.
Para os analistas do Itaú BBA, a “prévia” da ANS não é “animadora” para a companhia. “Os dados da ANS indicam desafios operacionais persistentes”, afirmou a equipe liderada por Vinicius Figueiredo, em relatório.
Segundo a equipe, o quadro completo só ficará claro com a divulgação oficial dos resultados. Os analistas do banco também consideram que os sinais sobre recuperação operacional, dinâmica de capital e avaliação da companhia sobre o ambiente competitivo, especialmente no eixo São Paulo, devem ser os pontos de atenção do balanço do Hapvida.
A companhia divulga os números do 4T25 nesta quarta-feira (18) após o fechamento dos mercados.