Internacional

Hidrogênio tem papel-chave em plano de estímulo verde da UE

26 maio 2020, 15:28 - atualizado em 26 maio 2020, 15:28
União Europeia
O hidrogênio emerge como combustível do futuro em um número crescente de nações europeias, como Países Baixos, Alemanha e Portugal (Imagem: REUTERS/Yves Herman)

A Europa aposta em eletricidade livre de emissões para a grande indústria em seu pacote de recuperação econômica e elabora medidas para aumentar a produção de hidrogênio.

O pacote de estímulo mais ambicioso do mundo a ser apresentado na quarta-feira deve reservar dezenas de bilhões de euros para a tecnologia de hidrogênio, bem como infraestrutura para energia limpa.

Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, busca um plano de resgate econômico de coronavírus apoiado no Green Deal, que visa a neutralidade climática até 2050.

O hidrogênio emerge como combustível do futuro em um número crescente de nações europeias, como Países Baixos, Alemanha e Portugal. A região está bem posicionada para isso, graças à infraestrutura de gás natural que pode ser usada para transportar hidrogênio.

A crescente geração de energia renovável da União Europeia também pode ser usada para produção livre de emissões do combustível.

“O objetivo de emissão líquida zero em 2050 implica basicamente uma descarbonização total da economia”, disse Noe van Hulst, enviado de hidrogênio do governo holandês, em entrevista. “O hidrogênio limpo é um transportador indispensável de energia neutra em termos de clima, além da eletricidade verde.”