CryptoTimes

Hive: bifurcação do blockchain Steem foi um sucesso

06 abr 2020, 11:22 - atualizado em 06 abr 2020, 11:23
No que Vitalik Buterin chamou de um possível “momento divisor de águas” para a governança do blockchain, a aquisição da Steemit por Justin Sun foi evitada por uma bifurcação drástica (“hard fork”) da comunidade (Imagem: Crypto Times)

No novo blockchain Hive, Justin Sun foi completamente tirado de cena. Ele não tem controle sobre os tokens originalmente desenvolvidos para os fundos que garantiram a ele os direitos de votação da plataforma Steemit, adquirida do fundador Ned Scott no dia 14 de fevereiro.

Enquanto isso, ao blockchain original Steem, resta “apenas bom estilo e boa vontade” e “quase não possui valor agora”, de acordo com Dan Notestein, um dos principais validadores da Steem.

“Um divisor de águas”

A saga Steemit chamou a atenção da comunidade cripto como uma história clássica de centralização vs. descentralização, com a comunidade de um lado e Justin Sun, fundador da Tron, do outro.

Desde que o acordo foi firmado no dia 14 de fevereiro, essa oposição resultou em diversas votações na comunidade, envolvendo conspirações com corretoras e inatividade da plataforma.

Sob a liderança do principal validador Dan Notestein — sob o apelido de BlockTrades —, a comunidade Steemit argumentou que a proposta de Sun de migrar tokens Steem ao blockchain Tron não era democrática e que ele era o responsável de conspirar com corretoras para subverter a vontade das pessoas.

Sun, por outro lado, afirmou que suas propostas beneficiariam Steem e que as tentativas de tomar o controle do fundo de desenvolvimento representaram uma violação da “santidade da propriedade privada”.

“A beleza de cripto é que ninguém pode tirá-lo de você. A santidade da propriedade privada é garantida pela matemática e programação por trás dela. Congelar os fundos das pessoas viola a fundação básica dos criptoativos”, tuitou ele.

Com uma bifurcação drástica, agora a questão foi resolvida. As moedas de Justin foram excluídas do novo blockchain e mudanças ao protocolo de governança removeram completamente sua influência.

Todas as contas Steem migraram para a rede Hive — cujo nome foi escolhido por meio de uma votação da comunidade — e todo o conteúdo da Steem, incluindo artigos de blog, conteúdo social e fundos, foram transferidos.

Esse resultado, de acordo com Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, é um “divisor de águas” na história da governança de blockchain. E, assim como afirmaram muitos outros, incluindo John McAfee, é “uma forte demonstração de que a comunidade está no controle e não pode ser comprada”.

Mas ainda veremos se o blockchain Hive será o suficiente para dar à Steemit uma nova vida e reverter seu declínio de longo prazo. O número de publicações semanais na plataforma aumentou na febre das altcoins (criptomoedas alternativas ao bitcoin) no início de 2018, mas vem decrescendo desde então.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.