Energia Elétrica

Horário de verão 2025 está de volta à pauta do governo: veja o que se sabe

17 set 2025, 7:53 - atualizado em 15 set 2025, 15:27
horário de verão

O Brasil pode estar prestes a ver a volta do horário de verão em 2025. A medida, abolida em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro após estudos apontarem baixa relevância na economia de energia, voltou à mesa do governo em meio ao risco de sobrecarga no sistema elétrico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente

Como funcionava o horário de verão

O horário de verão adiantava os relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano. A ideia era simples: aproveitar melhor a luz natural no fim da tarde e reduzir o consumo de energia no horário de pico.

Durante décadas, bancos, empresas e famílias se adaptaram ao ajuste, que foi considerado eficiente para aliviar o sistema elétrico. Com o tempo, porém, o aumento do uso de ar-condicionado e outros aparelhos reduziu a eficácia da medida.

Por que o governo cogita a volta agora

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a discussão foi retomada pelo crescimento da demanda por energia e pelo risco de sobrecarga.

Um relatório divulgado em 2024 estimou que o horário de verão poderia reduzir a demanda máxima em até 2,9% nos horários de pico e gerar economia de cerca de R$ 400 milhões entre outubro e fevereiro. Além disso, ajudaria a diminuir o acionamento de usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério de Minas e Energia (MME) destaca que a análise atual é mais complexa do que no passado. O ONS hoje considera não só o consumo, mas também:

  • o nível de chuvas, que afeta as hidrelétricas;
  • o crescimento da energia solar e eólica;
  • e a necessidade de reduzir a sobrecarga nos horários de maior consumo.

Nesse cenário, o horário de verão poderia ampliar o uso das fontes renováveis, aliviar o sistema e manter reservatórios em níveis seguros durante períodos de seca.

Impactos além da energia

Se for retomado, o horário de verão impacta mais do que o consumo de eletricidade. Bolsas de valores, bancos, companhias aéreas e até a rotina de milhões de brasileiros precisariam se ajustar.

Há também o fator psicológico: parte da população associa o horário de verão a dias mais longos e maior tempo para lazer, o que pode pesar no debate político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão cabe a Lula

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, classificou a volta do horário de verão como uma “possibilidade real”. Mas a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com base em relatórios técnicos do setor elétrico.

Em 2024, o governo chegou a rejeitar a ideia, alegando que não havia necessidade naquele momento. Ainda assim, deixou claro que segue avaliando o tema para os próximos verões.

Por enquanto, nada está decidido. Mas o retorno do horário de verão voltou ao centro das discussões e pode se tornar parte da estratégia do país para enfrentar o aumento da demanda por energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
isabelle.miranda@seudinheiro.com
Linkedin
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar