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Hypera enxuga marketing e lucro líquido sobe 17,6% no 2º trimestre

24 jul 2020, 23:03 - atualizado em 24 jul 2020, 23:17
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Segundo a empresa, os números foram impactados pela melhor geração de caixa operacional (Imagem: YouTube/Hypera Pharma)

O lucro líquido da Hypera (HYPE3) subiu 17,6% no segundo trimestre de 2020, a R$ 396,4 milhões, na comparação com o mesmo período do ano passado, revela um documento enviado à CVM nesta sexta-feira (24).

Segundo a empresa, os números foram impactados pela melhor geração de caixa operacional, medida pelo Ebitda das operações continuadas, e por um forte crescimento da margem a 42,8%, de 29,1%.

O Ebitda passou de R$ 282,8 milhões para R$ 449,2 milhões, um crescimento de 58,9%. Um dos fatores apontados como responsáveis por esta alta foi o menor gasto com despesas de marketing, que recuou de R$ 220,9 milhões para R$ 187,2 milhões.

A queda foi consequência da diminuição das despesas com visitas médicas, promoções, brindes e amostras e das despesas com propaganda e promoção ao consumidor, que foram impactadas pela pandemia de covid-19.

“A redução dessas despesas refletiu principalmente as férias coletivas das equipes de visitação médica no mês de abril, o menor número de amostras grátis e a redução no número de eventos com médicos e viagens”, aponta a empresa.

A receita líquida alcançou R$ 1,050 bilhão, valor 7,9% superior ao registrado no ano anterior.

“Esse crescimento foi impulsionado pelo forte aumento do sell-out em Consumer Health no final do mês de março, que acabou não impactando a Receita Líquida no 1T20, consequência da corrida dos consumidores às farmácias para compra de medicamentos isentos de prescrição após o início das regras de restrição para circulação da população por conta da pandemia de Covid-19, e também pelo crescimento do sell-out em Similares e Genéricos”, explica a Hypera.

Projeções financeiras

Em outro comunicado, a Hypera anunciou a redução das suas projeções financeiras para 2020. A receita líquida esperada passou de um intervalo entre R$ 4,250 bilhões a R$ 4,350 bilhões para R$ 4 bilhões.

Já o lucro líquido, contudo, passou de uma expectativa de R$ 1,275 bilhão para R$ 1,3 bilhão.

Veja o documento:

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
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