Mercados

Ibovespa (IBOV) cai após inflação nos EUA avançar acima do esperado

11 maio 2022, 10:06 - atualizado em 11 maio 2022, 10:09
B3, Ibovespa, Mercados, Ações, small caps
Há pouco, no Brasil, o IBGE informou que o IPCA desacelerou para 1,06% em abril. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) abriu esta quarta-feira (11) em queda de 0,09%, aos 103,0 mil pontos, revertendo a tendência positiva apresentada pelo índice futuro, após a divulgação da inflação nos Estados Unidos acima do esperado.

O índice de preços ao consumidor no país, uma medida ampla de preços de bens e serviços, aumentou 8,3% em 12 meses, acima da estimativa do Dow Jones de alta de 8,1%. 

Os ganhos mensais também foram superiores às expectativas: 0,3% no CPI principal contra a estimativa de 0,2% e um aumento de 0,6% no núcleo, contra a perspectiva de um ganho de 0,4%.

Com a divulgação dos dados, os índices futuros nos EUA também reverteram a alta do início do dia.

Inflação no Brasil

Há pouco, no Brasil, o IBGE informou que o IPCA desacelerou para 1,06% em abril, dentro do esperado por analistas. Nos últimos 12 meses, a taxa ainda é de 12,13%

Na Europa, a Ucrânia suspendeu parte das exportações de gás russo, que fluem em gasodutos pelo país, para todo o continente europeu devido ao domínio territorial da Rússia do local em que o gasoduto está localizado.

Investidores começam a avaliar os impactos deste corte na economia europeia e o preço do gás natural (+1,8%) sobe pela manhã, destaca a XP Investimentos em relatório de abertura.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.