Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa cai com tensão geopolítica e expectativa por Fed, mesmo após virada em Wall Street

24/01/2022 - 18:13
Ibovespa
O volume financeiro da sessão foi de 30,7 bilhões de reais (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)

O principal índice da bolsa brasileira caiu nesta segunda-feira, após escalada de tensões na Ucrânia ampliar a aversão ao risco dos mercados globais, já tensos antes da reunião de política monetária nos Estados Unidos nesta semana.

As bolsas em Wall Street, entretanto, que desabaram mais cedo, viraram para o positivo no final. O Nasdaq chegou a cair 4,9% e fechou com alta de 0,6%.

O índice doméstico reduziu perdas, mas não acompanhou a recuperação mais ampla em Nova York,, com varejistas, empresas de tecnologia e Vale pesando negativamente.

O Ibovespa (IBOV) caiu 0,92%, a 107.937,11 pontos, somando a segunda queda consecutiva. O volume financeiro da sessão foi de 30,7 bilhões de reais.

Em Wall Street, o Nasdaq e o S&P 500 interromperam quatro pregões consecutivos no vermelho, com forte recuperação na última hora de negócios. O índice de volatilidade CBOE subiu mais cedo para o maior patamar desde janeiro de 2021.

Na Europa, o índice STOXX 600 afundou 3,8%, seu pior desempenho diário desde junho de 2020.

Duas incertezas em especial rondam os mercados. Uma delas é a decisão de política monetária do Federal Reserve, que será divulgada na quarta-feira, após uma reunião de dois dias entre os membros do banco central norte-americano.

A expectativa é pelo tom do comunicado e por pistas sobre quando a taxa de juros deve subir no país, com muitos analistas projetando o início do ciclo para março. A medida impacta na liquidez global dos mercados de renda variável e no custos de capital das empresas.

Além disso, há receios com a escalada de tensões na Ucrânia, que viu a Rússia acumular tropas nas fronteiras. Algumas nações incluindo Estados Unidos e Reino Unido ameaçaram impor sanções caso os russos invadam o país vizinho, embora Moscou negue que tenha planos para uma ofensiva.

O movimento “é um aumento de percepção de risco justamente em uma semana de (reunião do) Fed”, diz Lucas Monteiro, trader de multimercados da Quantitas.

Com tanta tensão no exterior, a cena local ficou em segundo plano.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Orçamento de 2022 com previsão de 1,7 bilhão de reais para reajustes de servidores públicos. A pesquisa Focus do Banco Central mostrou leve alta nas expectativas da inflação de 2022.

A B3 funciona normalmente na terça-feira, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Destaques

Inter (BIDI11) recuou 7,3%, Banco Pan (BPAN4) cedeu 5,9%, Locaweb (LSAW3) caiu 5,1% e Méliuz (CASH3) teve queda de 3,6%, em sessão negativa para empresas vistas como de crescimento, mais sensíveis a taxa de juros.

Magazine Luiza (MGLU3) afundou 7,4%, VIA cedeu 3% e Americanas (AMER3) recuou 2%  as três vinham de três pregões de altas.

Os papéis de Lojas Americanas deixaram de ser negociados na B3 a partir desta segunda-feira, após combinação de bases acionárias com a Americanas.

Vale (VALE3) cedeu 1,2%, terceira queda seguida, após os preços do minério de ferro recuarem na Ásia, com traders cautelosos antes do feriado do Festival da Primavera e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Usiminas (USIM5) subiu 2,4% e foi destaque entre siderúrgicas. O BTG Pactual elevou o preço-alvo da ação de 24 para 25 reais.

O banco tem recomendação de compra para o papel.

GPA (PCAR3) disparou 7,4%, maior alta desde outubro.

Bradesco (BBDC4) subiu 2,1%, em sessão mista para o setor financeiro. O Itaú BBA elevou a recomendação do papel para ‘outperform’, com recuperação do spread de crédito.

Petrobras (PETR4) subiu 0,6% e a (PETR3) avançou 0,2%, mesmo com queda no preço do petróleo.

Irb Brasil (IRBR3) caiu 5,4%, estendendo a queda da última sessão.

A empresa divulgou pela manhã prejuízo líquido de 113,8 milhões de reais em novembro, enquanto os prêmios emitidos caíram 0,5% ante mesmo etapa de 2020. Os sinistros aumentaram 13,5%.

Marfrig (MRFG3) subiu 4,7%.

O preço-alvo da ação da Marfrig foi elevado de 25 para 27 reais pela Jefferies.

Última atualização por André Luiz - 24/01/2022 - 19:17

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto