Mercados

Ibovespa chega aos 98,1 mil pontos e rompe primeira resistência

18 jul 2022, 11:05 - atualizado em 18 jul 2022, 13:31
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Foco se desloca para a reunião do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira (21). (Imagem: Tainá da Silva)

O Ibovespa subia 1,66%, aos 98,1 mil pontos, por volta das 11h desta segunda-feira (18). Com isso, o principal índice da Bolsa rompeu a primeira resistência, de 97,5 mil pontos, segundo o Itaú BBA.

A segunda resistência está aos 99 mil pontos, de acordo com o banco.

Caso consiga superar esse patamar, o Ibovespa poderá estender o movimento de alta em direção aos 102,3 mil pontos, diz trecho do relatório assinado por Fábio Perin.

Mercados hoje

Os mercados operam no azul conforme investidores afastam a possibilidade de o Federal Reserve elevar a taxa de juros dos Estados Unidos em um ponto percentual (p.p.) na semana que vem. 

Já a temporada de balanços em NY ganha força, com Goldman Sachs e BofA. De acordo com a Refinitiv, das 35 empresas do S&P 500 que reportaram para o segundo trimestre, 80% superaram as expectativas dos analistas.

Com isso, o foco se desloca para a reunião do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira (21), quando deve confirmar o primeiro aumento dos juros na zona do euro em mais de uma década.

O BCE enfrenta um trilema, tendo de normalizar a taxa de juros para conter a alta da inflação, em meio aos riscos no mercado de bônus soberanos, em um momento de crise política na Itália.

O BC do Japão (BoJ) reúne-se no mesmo dia, mas pouco deve fazer para combater a desvalorização do iene.

Tão importante quanto esses eventos, na mesma quinta-feira é esperada a retomada da atividade no gasoduto Nord Stream 1, após a manutenção programada.

O petróleo é negociado em alta firme, de mais de 2% nesta manhã, com o barril do tipo Brent tentando manter-se acima da faixa de US$ 100, apesar das preocupações crescentes com a demanda.

Desde meados de junho, os temores de recessão começaram a pesar sobre os preços do petróleo e commodities metálicas, como o cobre e o minério de ferro. A reunião mensal do cartel da Opep+, em 3 de agosto, sobre as cotas de produção será um catalisador importante.

*Colaborou Olívia Bulla

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.