Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa começa agosto sem viés claro com quatro meses de alta no retrovisor

03/08/2020 - 12:49
Carteiras de ações recomendadas para o mês sugerem que a liquidez global elevada (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ibovespa não mostrava uma direção firme nesta segunda-feira, em meio ao viés positivo no exterior e alta das ações da Vale após forte avanço do minério de ferro na China, enquanto movimentos de realização de lucros e agenda corporativa relevante arrefeciam os ânimos.

Às 12:48 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 0,32 %, a 103.263,87 pontos. O volume financeiro era de 9,96 bilhões de reais.

O Ibovespa encerrou em queda de 2% na sexta-feira, mas acumulou em julho o quarto mês seguido de alta, que teve como destaque novamente a participação de pessoas físicas, além de nova safra de ofertas de ações, em meio a noticiário misto sobre a pandemia e a recuperação das economias.

Nesta segunda-feira, em Wall Street, a cena corporativa, com o interesse da Microsoft (MSFT) pelas operações nos EUA da TikTok e uma série de resultados positivos, apoiava ganhos na ausência de um acordo de alívio fiscal do coronavírus. O S&P 500 tinha alta de 0,5%

Carteiras recomendadas para o mês compiladas pela Reuters sugerem que a liquidez global elevada por medidas de combate aos efeitos econômicos da Covid-19 e o nível de juros significativamente baixo no Brasil e no exterior continuam apoiando a tendência positiva na bolsa paulista em agosto.

A equipe da XP Investimentos voltou a revisar sua projeção para o Ibovespa ao final do ano e agora espera 115 mil pontos, de 112 mil pontos anteriormente.

Estrategistas, contudo, não descartam movimentos de realização de lucros, uma vez que o Ibovespa acumula valorização de mais de 65% desde as mínimas do ano em março.

A B3 divulgou nesta segunda-feira a primeira prévia do Ibovespa para o último quadrimestre do ano, que mostrou a entrada das ações da Eztec (EZTC3) e da PetroRio (PRIO3) e nenhuma exclusão. Outras duas preliminares serão divulgadas.

Destaques

Minério de Ferro
Ações da Vale sobem na aba do minério de ferro (Imagem: twitte/Fortescue Metals)

Vale (VALE3) subia 2,08%, com os futuros do minério de ferro na China avançando nesta segunda-feira, quando registraram o maior ganho diário em oito semanas devido à forte demanda, uma vez que usinas siderúrgicas chinesas continuam a elevar produção.

No setor de mineração e siderurgia, CSN (CSNA3) avançava 6,69% e Usiminas (USIM5) ganhava 4,18%, com Gerdau (GGBR4) em alta de 2,01%.

–  Cogna (COGN3) perdia 4,11%, entre os destaques de baixa pelo segundo pregão consecutivo, após uma estreia tímida das ações de sua subsidiária Vasta na norte-americana Nasdaq na última sexta-feira e na esteira de forte valorização dos papéis com as expectativas para referido IPO.

No setor, Yduqs (YDUQ3) perdia 0,86%.

CVC Brasil(CVCB3) caía 3,75%, após reportar nesta segunda-feira lucro líquido de 47 milhões de reais em 2019, queda de 65,3% ante 2018, em números preliminares e não auditados, após concluir processo de revisão e reconciliação de resultados depois de identificar distorções, inclusive em relação a anos anteriores.

IRB Brasil (IRBR3) recuava 2,89%, tendo de pano de fundo prejuízo líquido de impostos de 392,5 milhões de reais de abril a maio, conforme dados preliminares e não auditados. A companhia acrescentou que, para junho, espera “efeitos semelhantes ao bimestre em resultados”.

CVC CVCB3
Suspeitas de fraudes nos balanços da empresa amargam ações da CVC Brasil (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Itaú Unibanco (ITUB4) mostrava acréscimo de 0,11% antes da divulgação do balanço prevista para após o fechamento da bolsa, em sessão mista para os bancos com Bradesco (BBDC4) em baixa de 0,22%, enquanto Banco do Brasil (BBAS3) tinha elevação de 3,01%.

Petrobras (PETR3PETR4) recuavam 1,4% e 1,1%, respectivamente, apesar da alta dos preços do petróleo no exterior.

A petrolífera publicou nesta segunda-feira edital de um processo de licitação para arrendamento de seu terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Bahia e instalações associadas, em medida que faz parte do plano de desinvestimentos da companhia.

BB Seguridade (BBSE3) subia 1,22%. O braço de seguros e previdência do Banco do Brasil divulgou nesta segunda-feira que teve lucro líquido ajustado de 982 milhões de reais no segundo trimestre, queda em relação ao montante de 1,078 bilhão de reais um ano antes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 04/08/2020 - 12:06