Mercados

Ibovespa: contrato futuro de fevereiro tem baixa com EUA e dados do varejo

15 jan 2021, 9:36 - atualizado em 15 jan 2021, 10:42
B3 B3SA3 Bolsa Mercados ações Ibovespa
Às 9:17, o contrato do Ibovespa com vencimento em 17 de fevereiro mostrava baixa de 0,8%, aos 122.220 pontos (Imagem: REUTERS/ Paulo Whitaker)

O principal índice acionário brasileiro acusava perdas nesta sexta-feira, uma vez que o otimismo da véspera rapidamente deu lugar a preocupações em relação a um pacote de estímulo nos Estados Unidos, enquanto dados decepcionantes de vendas no varejo no Brasil empurravam as ações do setor ladeira abaixo.

Às 10:34, o Ibovespa mostrava desvalorização de 1,55%, aos 121.659,57 pontos.

A confirmação dos EUA de um pacote de estimulo fiscal de 1,9 trilhão de dólares, que na véspera impulsionou ativos de risco, passou a ser vista como enfrentando problemas para aprovação no Congresso do país, além dos possíveis efeitos inflacionários e de possível aumento de impostos.

Enquanto isso, as atenções nas bolsas de Wall Street migravam para o noticiário corporativo, diante da temporada de divulgação de balanços trimestrais inaugurada nesta manhã com JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.

Por aqui, o destaque foi o anúncio do IBGE de que as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em novembro na comparação com o mês anterior. A expectativa, em pesquisa da Reuters, era de alta de 0,4%. A notícia colocava ações de varejistas entre os destaques negativos do Ibovespa.

“A perspectiva para o começo do ano torna-se progressivamente mais complexa por conta do avanço da Covid-19 e o fim do auxílio emergencial”, afirmou o modalmais em nota clientes.

(Atualizada às 10h42)

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.