Ibovespa: CSNA3 despenca e lidera as quedas; COGN3 dispara mais de 6%
Confira as maiores altas e baixas do Ibovespa (IBOV) desta sexta-feira (28):
As ações de commodities estendem as perdas no último pregão antes do segundo turno das eleições. Por volta de 12h30, CSN (CSNA3) despencava 8,35%, enquanto Vale (VALE3) se desvaloriza 4,16% após a mineradora apresentar queda de 19,2% no lucro líquido do terceiro trimestre, ante 2021. CSN Mineração (CMIN3) perde 2,70%.
As siderúrgicas seguem a queda. Usiminas (USIM5) cai 5,48%, enquanto Gerdau (GGBR4) perde 4,97%. O BTG Pactual enxerga as ações de mineradoras e siderúrgicas brasileiras enfrentando um “grande peso macro”.
O movimento nas empresas acontece após os futuros do minério de ferro caírem nesta sexta, com o ingrediente siderúrgico sendo negociado abaixo de US$ 80 por tonelada em Cingapura e liderando uma queda no mercado de ferrosos na China.
- Magazine Luiza (MGLU3) já era? Cara ou barata? Com uma queda de mais de 30% no ano, alguns fatores marcantes podem impactar a ação e concorrentes daqui para frente. Acesse neste link mais detalhes.
O setor educacional ainda figura entre os destaques positivos. Cogna (COGN3) lidera as altas, em ganhos de 6,29%, YDUQS (YDUQ3) avança 3,90% e Ânima (ANIM3) sobe 1%. O desempenho acontece apesar da nova pesquisa Modalmais diminuir, ainda mais, a distância entre Lula e Bolsonaro no segundo turno.
O setor de educação, assim como o segmento de varejo, são vistos como potenciais vencedores de um resultado favorável ao ex-presidente.
As varejistas estendem os ganhos. Americanas (AMER3) se valoriza 2,50%, enquanto Magalu (MGLU3) sobe 1,42% e Via Varejo (VIIA3) tem alta 1,28%.
No varejo alimentar, Assaí (ASAI3) sobe 2,59% com analistas dizendo que uma eventual venda parcial da fatia que o Grupo Casino detém na empresa, representa uma oportunidade de compra para os investidores.
As empresas de papel e celulose também operam entre os destaques. Klabin (KLBN11) sobe 2,33% após os resultados do 3T22 e com analistas vendo espaço para otimismo para a companhia nos próximos meses. Suzano (SUZB3) sobe 0,72% após reportar lucro de R$ 5,44 bilhões no 3T22.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!