Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa em queda livre: saiba quanto a Bolsa ainda pode cair

22/01/2021 - 13:03
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Perspectiva preocupante: analistas apontam para números ainda piores que os desta sexta-feira (Imagem: B3/Linkedin)

O humor do mercado com o governo azedou de vez nesta semana, e o Ibovespa engata a quarta queda consecutiva nesta sexta-feira (22). Às 12h31, o principal índice da Bolsa afundava 1,31% e marcava 116.714 pontos.

Com isso, entre o fechamento da segunda-feira (18), último em que cravou uma alta, e a metade desta sexta, o Ibovespa já acumula uma perda de 3,7%. O desempenho não apenas anula toda a valorização das primeiras semanas de 2021, quando o índice emplacou sucessivos recordes, como também já está abaixo do último pregão de 2020.

Poço sem fundo

A maior dúvida, claro, é até onde a Bolsa pode cair, pressionada pelo temor do mercado com o agravamento da crise fiscal, pela economia ainda patinando, pela segunda onda da pandemia de coronavírus e pela dificuldade do Brasil em implantar um programa consistente de vacinação em massa.

Como sempre, a resposta mais imediata vem dos analistas gráficos – e os pareceres continuam sombrios. Para a Ágora Investimentos, o próximo piso do Ibovespa está em 115 mil pontos. Isso significa que, para a gestora, o índice ainda pode recuar cerca de 1,5%.

A XP Investimentos estabeleceu diversos pisos que foram rompidos impetuosamente pelo Ibovespa. O último, 116.750, foi atropelado pelo índice nesta manhã. A gestora afirma que, ao furá-lo, a Bolsa agora só encontrará sossego nos 114.730 pontos – ou 1,7% abaixo de onde está.

Apertem os cintos e prendam a respiração. Se a XP e a Ágora estiverem certas, o frio na barriga ainda vai continuar.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 22/01/2021 - 13:52