Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa volta aos 114 mil pontos com 3 altas seguidas e Embraer e Ultrapar disparam

23/09/2021 - 17:13
Ibovespa
O giro financeiro da sessão totalizou 32,9 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice de ações brasileiras teve a terceira alta seguida nesta quinta-feira, com investidores remontando apostas após eventos de política monetária de Estados Unidos e Brasil, enquanto a China parece ter evitado um crise do setor imobiliário.

Apoiado por uma recuperação forte nos setores siderúrgico e bancário e por uma disparada dos papéis de Embraer (EMBR3) e Ultrapar (UGPA3), o Ibovespa (IBOV) subiu 1,59%, aos 114.064,36 pontos.

“Se for buscar a região de 116.500 pontos, indica fim da tendência e pode tentar processo de reversão”, tuitou Danillo Fratta, analista gráfico da Capitalizo. O giro financeiro da sessão totalizou 32,9 bilhões de reais.

Os ganhos vieram após o Federal Reserve, autoridade monetária dos EUA, ter mantido o juro e indicado para “breve” a gradual desmontagem de um programa de compra de títulos, e o Banco Central elevar o juro básico em 1 ponto percentual, a 6,25% ao ano, terem vindo em linha com as expectativas.

Além disso, agentes do mercado parecem ter comprado a mensagem do governo chinês para uma ‘quebra controlada’ da incorporadora Evergrande, o que permitiu nova recuperação dos preços de commodities, levando consigo ações de siderúrgicas.

Um dos destaques negativos do dia foi o setor imobiliário, com analistas prevendo que a escalada da Selic vai esfriar o financiamento para o setor. Só com recursos da poupança, o setor movimentou 21 bilhões de reais em agosto, alta de 79,2% ante mesmo mês de 2020, informou a Abecip.

O Credit Suisse promoveu um rodada de cortes nos preços-alvo de ações de oito companhias do setor.

O juro mais alto e a iminência do fim do auxílio-emergencial do governo também pesaram em ações ligadas a consumo.

O dia ainda foi marcado por uma manifestação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no espaço público da B3, na capital paulista, mas sem impacto nas operações de mercado.

Destaques

Embraer (EMBR3) disparou 12,2%. A companhia recebeu encomenda de até 100 aeronaves elétricas pouso e decolagem verticais (eVtol) para serem usadas como táxis aéreos da Bristow, com entregas previstas para começar em 2026.

Além disso, o Goldman Sachs elevou em 50% o preço-alvo do ADR da fabricante de aeronaves.

Ultrapar (UGPA3) deu um salto de 9,51%. O grupo anunciou na noite da véspera o início de processo de sucessão de seus principais executivos e mudança na presidência da rede de postos de combustíveis Ipiranga.

Usiminas (USIM5) teve ganho de 9,25%, com o setor de metais estendendo ganhos das últimas sessões, com menores receios de quebradeira no setor imobiliário na China, o que poderia pressionar para baixo os preços do aço nos mercados internacionais.

Gerdau (GGBR4) subiu 5,63%.

Itaú Unibanco (ITUB4) avançou 3,46%, ilustrando a forte recuperação do setor bancário.

Bradesco (BBDC4) evoluiu 4,4%.

Santander Brasil (SANB11) cresceu 3%.

Vale (VALE3) foi alvo de realização de lucros durante a maior parte da sessão, apesar do aumento das cotações do minério de ferro na China, mas fechou o dia estável. A mineradora foi alvo de vários cortes na recomendação por bancos nos últimos dias.

Cyrela (CYRE3) recuou 4,3% e Mrv (MRVE3) perdeu 2,7%.

Elas e outras do setor tiveram redução na recomendação das ações pelo Credit Suisse, um dia após o Banco Central ter elevado novamente o juro básico do país, a 6,25% ao ano, o que pode ajudar a esfriar o efervescente financiamento imobiliário no país, que teve alta de 79% em agosto, segundo a Abecip.

Magazine Luiza (MGLU3) retrocedeu 2,9%, enquanto Americanas (AMER3) teve baixa de 2,6%. Além do aumento do juro, profissionais do mercado citaram o fim do programa de auxílio emergencial do governo como fatores que devem diminuir a demanda no varejo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 23/09/2021 - 17:54

Cotações Crypto
Pela Web