Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa sobe empurrado por minério e telecomunicações, mas cai mais de 3% na semana

19/11/2021 - 18:17
Ibovespa, Mercados, Ações
O Ibovespa subiu 0,59%, a 103.035,02 pontos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta sexta-feira, interrompendo série de quatro quedas consecutivas, em sessão marcada por vencimento de opções sobre ações.

O índice foi puxado por Vale e siderúrgicas, na esteira do avanço do minério de ferro, e por empresas de telecomunicação, após decisão do STF favorável ao setor.

Petrobras caiu acompanhando queda forte do preço do petróleo, o que limitou ganhos da bolsa. No cenário macro, investidores seguem acompanhando desdobramentos sobre a PEC dos Precatórios.

O Ibovespa subiu 0,59%, a 103.035,02 pontos. Na semana, o índice acumulou queda de 3,1%, diante de receios dos investidores com questões fiscais do país. Volume financeiro na sessão foi de 27,1 bilhões de reais.

O índice de referência da bolsa local acelerou no meio da manhã, que até então havia sido de performance tímida, e manteve-se na parte alta dos 103.000 pontos durante a maior do pregão, perdendo fôlego no final da tarde.

Analistas disseram que a alta, em sentido contrário ao grosso das bolsas europeias e de Nova York, deveu-se a ajustes, depois de quatro sessões seguidas de queda. “Apenas correção dentro de uma tendência de baixa no mercado”, disse Bruno Madruga, diretor de renda variável da Monte Bravo Investimentos.

Ele ainda mencionou o vencimento de opções, que pode ter alargado os movimentos de alguns papéis.

O mercado também segue atento a qualquer novidade sobre a PEC dos Precatórios, após notícias de um potencial fatiamento do texto no Senado. Para Luciano França, sócio-fundador da Avantgarde Asset Management, a medida poderia acelerar a tramitação da proposta, pelo menos no que tange ao financiamento do Auxílio Brasil, reduzindo riscos fiscais.

Em Nova York, Nasdaq renovou recorde, enquanto S&P 500 e Dow Jones caíram, em meio a receios de novas restrições por Covid-19 na Europa. Temores de um recrudescimento da pandemia no continente também afetaram os preços do petróleo, que cederam mais de 3%.

Ainda no exterior, investidores digerem afirmações de formuladores de política monetária do Federal Reserve, que têm considerado publicamente a possibilidade de retirada de estímulos à economia norte-americana mais rapidamente do que haviam sinalizado semanas atrás.

Destaques

Telefônica Brasil (VIVT3) subiu 6,8% e TIM (TIMS3) avançou 5,15%, depois que ministros do STF formaram maioria pela redução do ICMS para serviços de telecomunicações em Santa Catarina, em decisão que poderá ser aplicada a todos os Estados do país.

Vale (VALE3) subiu 2,7% e CSN (CSNA3) fechou com valorização de quase 8%, em sessão positiva para ações de siderurgia e mineração, acompanhando recuperação do preço do minério de ferro diante de notícias positivas do setor imobiliário da China.

Petrobras (PETR4) caíu 1,7% e Petrorio (PRIO3) cedeu 2,6%, após preço do petróleo cair mais de 3%, com recrudescimento da Covid-19 na Europa.

A estatal venceu leilão de uma área no terminal do Porto de Santos, pela qual ofereceu outorga de 558,25 milhões de reais, em um contrato de 25 anos  preço mínimo era de 1 real.

Alliar (AALR3), que não está no Ibovespa, subiu 12,2%, após informar que a MAM Asset Management fez proposta para aquisição de até totalidade das ações da companhia detida pelos controladores por 20,50 reais, um prêmio de 35% sobre o fechamento de quinta-feira.

Última atualização por André Luiz - 19/11/2021 - 19:15

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web