Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa fecha em queda, mas acumula alta na semana com reforma tributária e Powell

16/07/2021 - 17:06
B3 Ibovespa 56
Nesta sexta-feira, o Ibovespa caiu 1,18%, a 125.960,26 pontos, mas acumulou alta de 0,4% na semana (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa (IBOV) fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado particularmente pelo declínio de blue chips em sessão com vencimento de opções sobre ações e perdas em Wall Street, mas assegurou um desempenho positivo no acumulado da semana, em meio a mudanças na proposta de reforma tributária e declarações do chair do Federal Reserve de que não deve reduzir estímulos no curto prazo.

Na terça-feira, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) apresentou parecer sobre a proposta da nova fase da reforma tributária, incluindo eliminação da tributação dos rendimentos dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) e obrigatoriedade da opção pelo lucro real a algumas empresas.

Também acentuou o corte do IRPJ das empresas, embora tenha mantido a taxação sobre lucros e dividendos em 20% e o fim da dedutibilidade de juros sobre capital próprio.

As alterações repercutiram positivamente no mercado, também por sinalizarem avanço nas negociações sobre o texto, que recebeu várias críticas na sua versão apresentada pelo Executivo no final do mês passado.

No exterior, o chair do Fed, Jerome Powell, alimentou na quarta-feira esperanças de que o banco central dos Estados Unidos manterá sua política monetária expansionista, fazendo com que o Ibovespa voltasse a se aproximar dos 130 mil pontos. Naquele dia, bateu 129.619,81 pontos na máxima intradia.

Qualquer movimento para retirar apoio à economia, reduzindo as compras mensais 120 bilhões de dólares de títulos, “ainda está longe”, disse Powell em audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA.

Para a área de economia do Bradesco, ele reforçou a visão de que a alta da inflação nos EUA está dentro do arcabouço de política monetária, já que reflete principalmente fatores transitórios. De todo modo, Powell afirmou que haverá nova rodada de discussões sobre o início da redução de estímulos.

Na visão da BlueLine Asset Management, os mercados globais seguem oscilando sem tendência definida enquanto digerem os principais fatores de riscos que incluem, principalmente, o timing na mudança da política monetária nos EUA, os impactos da variante delta da Covid e a desaceleração econômica na China.

“Nossa visão permanece construtiva”, afirmaram em relatório a clientes, assumindo que o eventual aperto monetário nos EUA vai ser conduzido de maneira gradual, como sinalizou Powell nessa semana e que a variante Delta pode atrasar, mas não vai abortar a recuperação econômica.

Também destacou que a China começa a dar sinais de reversão no aperto da política monetária o que, junto com a aceleração na vacinação, deve dar suporte ao crescimento no segundo semestre.

A semana na B3 também foi marcada por estreias fortes, com as ações da SmartFit fechando seu primeiro pregão na quarta-feira com salto de quase 35%, enquanto os papéis da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) avançaram mais de 6% em seu debute na quinta-feira.

A temporada de balanços de companhias brasileiras que fazem parte do Ibovespa começa a entrar no radar, com Hypera Pharma apresentando seus números no dia 23, embora as divulgações dos resultados do segundo trimestre devam ganhar ritmo apenas na última semana do mês.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa caiu 1,18%, a 125.960,26 pontos, mas acumulou alta de 0,4% na semana. No mês, cai 0,66%. No ano, avança 5,83%.

O índice Small Caps cedeu 0,8%, a 3.107,34 pontos, mas mostrou alta de 1,25% na semana, embora ainda tenha declínio de 1,19% no mês. O desempenho em 2021 está positivo em 10,1%

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 26,4 bilhões de reais.

Destaques do Ibovespa do Acumulado do Mês:

Cia Hering (HGTX3) sobe 18,39%, tendo no radar a sua incorporação pelo Grupo Soma, aprovada sem restrições pela Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no começo do mês.

O Grupo Soma deve precificar no próximo dia 20 oferta de 46.012.270 ações para financiar a aquisição anunciada em abril.

Magazine Luiza (MGLU3) avança 13,08%, impulsionada nessa semana pela aquisição bilionária da plataforma de e-commerce de produtos de tecnologia e games KaBuM!, bem como anúncio de oferta de ações da ordem de 4,6 bilhões de reais e previsões operacionais até 2023 sinalizando expansão em distribuição e na área de logística.

Cosan (CSAN3) valoriza-se 10,18%, embalada pelo anúncio de IPO da Raízen, joint venture da companhia com a Shell que atua na área de distribuição de combustíveis e produção de açúcar e etanol.

Petrobras (PETR3) perde 10,3% e Petrobras (PETR4) recua 9,34%, devolvendo boa parte dos ganhos registrados em junho, em meio ao declínio dos preços do petróleo Brent no exterior e novas declarações do presidente Jair Bolsonaro relacionadas aos preço dos combustíveis.

Gpa (PCAR3) perde 7,06%, após renovar máximas históricas no mês passado, quando o varejista divulgou comunicado de que não há processo de venda da participação de seu controlador, Grupo Casino.

Na semana passada, o GPA também anunciou acordo com Península em disputa arbitral sobre imóveis.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

– Índice financeiro: -1,16%

– Índice de consumo: +1,44%

– Índice de Energia Elétrica: +0,88%

– Índice de materiais básicos: -0,72%

– Índice do setor industrial: +0,04%

– Índice imobiliário: +0,56%

– Índice de utilidade pública: +0,31%

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 16/07/2021 - 17:49

Cotações Crypto
Pela Web