Mercados

Ibovespa chega a 7ª alta consecutiva pela primeira vez desde agosto de 2022

12 maio 2023, 17:03 - atualizado em 12 maio 2023, 18:35
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
Light (LIGT3) desabou 20% depois de pedir recuperação judicial. (Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)

O Ibovespa encerrou esta sexta-feira (12) em alta de 0,19%, aos 108,4 mil pontos, com inflação e balanços corporativos no radar. Na semana, o índice subiu 3,15%.

O pregão de hoje foi o sétimo seguido de ganhos – com avanço acumulado de 6,55% -, marco que não era atingido desde agosto de 2022, quando o Ibovespa teve uma valorização acumulada de 7,84%, de acordo com os dados do TradeMap.

Nesta sexta, o mercado digeriu os dados do IPCA, que desacelerou um pouco menos do que a esperado em abril, mas ainda assim a taxa chegou em 12 meses a 4,18%, segundo o IBGE.

Para Rafael Rondinelli, economista do Banco Modal, a leitura acima do esperado nos dados corrobora o discurso “hawkish” (duro com a inflação) do Banco Central e a perspectiva de manutenção da taxa Selic em patamar elevado por um período suficientemente prolongado, conforme nota enviada a clientes.

O dia também foi de repercussão do balanço da Petrobras (PETR4), que ontem divulgou um lucro líquido de R$ 38 bilhões no primeiro trimestre de 2023 e o pagamento de R$ 24,6 bilhões em dividendos. As ações da petroleira subiram mais de 3% no pregão.

No entanto, o CEO Jean Paul Prates disse que a Petrobras fará anúncio sobre a sua política de preços de combustíveis na próxima semana e poderá reajustar os preços.

A estatal figurou entre as maiores altas do dia, juntamente com outras ações que refletiam os balanços: Locaweb (LWSA3) subiu mais de 13% e Sabesp (SBSP3) teve ganhos de cerca de 6,5%.

Ainda no radar corporativo, a Light (LIGT3) desabou 20% depois de pedir recuperação judicial.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.