Mercados

Ibovespa futuro mantém tendência de alta e testa resistência histórica; veja destaques da análise técnica do BTG nesta quarta (2)

02 jul 2025, 10:20 - atualizado em 02 jul 2025, 10:20
ibovespa-futuro-dolar-indices
Ibovespa futuro mantém tendência de alta enquanto o dólar futuro sobe após encerrar o semestre com três dias de queda. (Imagem: MariuszBlach/Getty Images)

O mercado futuro abriu em alta nesta quarta-feira (2). Por volta das 10h, o mini-índice do Ibovespa (WINQ25) subia 0,09%, aos 141.905 pontos. No fechamento de ontem (1), o ativo operou de lado e encerrou o pregão com alta de 0,47%.

Segundo análise técnica do BTG Pactual, o índice testa a resistência do topo histórico de 141.920. O banco considera que o patamar exige atenção, com possível dificuldade de rompimento, levando a um eventual recuo, aos 141 mil pontos.

No entanto, caso o Ibovespa futuro supere a máxima histórica, o próximo alvo está em 142.475, segundo os analistas Lucas Costa e Gabriela Sporch.

Para o banco, o ativo mantém viés comprador e segue tendendo a alta no curto, médio e longo prazo.

  • LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são

Dólar futuro

O dólar futuro mini-dólar (WDOQ25), também abriu o dia em alta. Pela manhã, ativo subia 0,26%, testando o patamar dos 5.500 pontos, a R$ 5.510,0.

Entretanto, o índice não conseguiu segurar e virou para a queda por volta das 10h, recuando 0,03%. No fechamento de ontem (2), o índice subiu 0,4%, mas não conseguiu se manter acima das principais resistências, em 5.500 e 5.530, segundo o BTG.

Apesar de ensaiar uma alta pela segunda sessão consecutiva, a perspectiva de curto prazo segue sendo vendedora, com tendência de baixa.

De acordo com o banco, o cenário de risco e retorno para novas operações vendidas continua deteriorado, com os suportes mais próximos localizados em 5.450 e 5.400.

Vale ressaltar que os contratos futuros representam uma expectativa do mercado e são amplamente utilizados para hedge (proteção), especulação e gestão de risco.

Os suportes são as médias onde o Ibovespa futuro tende a parar de cair e pode voltar a subir; enquanto as resistências são níveis onde o ativo tende a parar de subir, pois muitos investidores aproveitam para realizar lucro, gerando pressão vendedora.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar