Mercados

Ibovespa abre em queda antes das decisões de juros no Brasil e nos EUA

04 maio 2022, 10:06 - atualizado em 04 maio 2022, 10:08
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
Na China, o índice de Hang Seng caiu 1,1%, puxado pelas empresas de tecnologia. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) abriu esta quarta-feira (4) em queda de 0,33%, aos 106,1 mil pontos, enquanto os investidores esperam pela decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

O Copom deve levar a Selic hoje para 12,75%, ficando a dúvida sobre a intenção de o colegiado fechar ou não a porta para aperto adicional.

Já o Fed deve elevar a taxa em 50 pontos-base, com a expectativa sobre a coletiva após a decisão, e confirmar os planos de reduzir portfólio de títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas de agências em US$ 95 bilhões por mês.

Para a corretora Commcor, é possível que a recente “estancagem” do mau humor no mercado seja uma simples proteção para a possibilidade de o Fomc optar por um caminho não tão hawkish – cenário que em abriria espaço para melhora das bolsas e demais ativos de risco, diz.

Há pouco, Relatório de Emprego Nacional da ADP mostrou que a criação de vagas no setor privado dos EUA aumentou menos do que o esperado em abril, provavelmente devido à persistente escassez de mão de obra. Foram criados 247 mil postos de trabalho.

Na terça, os índices de Wall Street se recuperaram, mas o Ibovespa fechou em queda de 0,10%, a 106,5 mil pontos. Hoje, os futuros do S&P sobem 0,3% e o Stoxx 600 cai 0,4%.

Na Europa, a Comissão Europeia propôs um embargo gradual às importações de petróleo da Rússia, devido à guerra na Ucrânia. Os países da União Europeia deverão reduzir suas importações ao longo do ano de modo a alcançar o banimento total no final de 2022.

Na China, o índice de Hang Seng caiu 1,1%, puxado pelas empresas de tecnologia, enquanto as demais bolsas locais seguem fechadas por conta do feriado.

Veja os resultados do 1T22 já divulgados e que movimentam a bolsa hoje e confira abaixo a agenda para após o fechamento, segundo a XP:

  • Omega Energia SA (MEGA3)
  • Totvs (TOTS3)
  • BRF (BRFS3)
  • CSN (CSNA3)
  • EDP Energias (ENBR3)
  • OI (OIBR3)

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.