Mercados

Com eleições em foco, Ibovespa (IBOV) crava 4º pregão seguido de alta; Americanas (AMER3) desaba

20 out 2022, 17:12 - atualizado em 20 out 2022, 17:29
Ibovespa
Eleições dominaram mercado local nesta quinta-feira (20) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) teve nesta quinta-feira (20) seu quarto pregão seguido de alta, caminhando para fechar a semana no positivo.

O índice de referência da Bolsa brasileira terminou o dia com ganhos de 0,77%, a 117.171,11 pontos.

O mercado local repercutiu o último levantamento do Datafolha, que mostrou um cenário mais acirrado na disputa pela presidência da República entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, o ex-presidente permanece na frente e marca 49% das intenções de voto, contra 45% do atual presidente.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Com isso, a diferença entre os candidatos está no limite da margem de erro.

De acordo com estrategistas do Citi, a rejeição é o que mais importa no segundo turno. Pela pesquisa do Datafolha, 50% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 51% na pesquisa anterior, e 46% disseram o mesmo sobre Lula, mesmo patamar anterior.

O Citi reforça que o resultado do Datafolha está em linha com outras pesquisas que vêm mostrando diminuição gradual da distância

Na opinião da Levante Corp, esse clima de disputa acirrada deve dar um gás para os mercados no curto prazo.

“[Os mercados] descartam a princípio, um descolamento de Lula frente ao seu adversário”, diz.

No exterior, a temporada de resultados corporativos domina Wall Street. O alerta da Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk, de que não atingirá a meta de entrega de veículos repercutiu no dia.

No Reino Unido, o destaque ficou para a renúncia de Liz Truss ao cargo de primeira-ministra apenas seis semanas depois de sua nomeação, após um programa econômico que abalou os mercados e dividiu seu Partido Conservador.

Destaque de queda, a Americanas (AMER3) desabou 13,77%. As ações de Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) também sofreram nesta quinta, com o mercado na expectativa por resultados fracos para o setor de varejo de e-commerce.

Maior alta do dia, o Banco do Brasil (BBAS3) subiu mais de 4%. Petrobras (PETR4) também sustentou o Ibovespa ao fechar com valorização de quase 3%.

A Vale (VALE3), outro nome de peso do índice, avançou 1,28%.

Com informações da Reuters.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.