Mercados

Ibovespa (IBOV) sobe nesta sexta (12), mas engata nova semana de perdas; varejistas disparam

12 jan 2024, 18:12 - atualizado em 12 jan 2024, 18:28
ibovespa-ibov-ações-mercados
Ibovespa reverte sequência de queda (Imagem: Divulgação/B3)

O Ibovespa (IBOV) reverteu a sequência de queda dos últimos três pregões, fechando esta sexta-feira (12) com leve alta de 0,26%, a 130.987,67 pontos.

O índice conseguiu subir mesmo com um desempenho mais tímido em Wall Street, cujos mercados registraram variações mistas na sessão, apesar de dados de inflação ao produtor nos Estados Unidos terem vindo mais baixos do que o esperado.

No acumulado da semana, o Ibovespa registrou perdas de 0,78%.

Os preços ao produtor dos EUA caíram inesperadamente em dezembro, em meio a um declínio no custo dos produtos, enquanto os preços dos serviços permaneceram inalterados. Nos 12 meses até dezembro, o índice aumentou 1%, ante alta de 0,8% em novembro.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam que os preços ao produtor avançassem 0,1% no último mês.

Daniely Holanda, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, destaca que esse é um dos indicadores-chave para o Federal Reserve (Fed) tomar as decisões em relação à política monetária americana.

“Se os produtores têm menor custo, o produto pode eventualmente ser repassado aos consumidores com um menor preço”, explica, citando expectativa de menor inflação.

Ontem, os números do índice de preços ao consumidor nos EUA surpreenderam ao virem acima do esperado.

Em dezembro, o indicador subiu 0,3%, acelerando em relação a novembro, de acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA. Nos 12 meses até dezembro, a inflação aumentou 3,4%.

A previsão dos economistas era de altas de 0,2% no mês e de 3,2% na comparação anual.

Esta sexta também marcou o início da temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 nos EUA. Os grandes bancos, como JP Morgan, Citi e Bank of America, deram a largada.

Varejistas sobem forte; MRVE3 lidera na ponta negativa

As ações do varejo subiram em bloco nesta sexta, com destaque para o Grupo Pão de Açúcar (GPAPCAR3), que disparou mais de 11% após a divulgação do edital da assembleia geral extraordinária (AGE), a ser realizada no dia 22 de janeiro. Dentre as pautas que serão votadas, está um aumento de capital que abriria caminho a uma potencial oferta de ações.

O Carrefour Brasil (CRFB3) também engatou forte alta, tendo como pano de fundo a revisão de recomendação do Itaú BBA.

MRV (MRVE3), por outro lado, tombou 6,79%, dando continuidade ao movimento negativo de ontem. A construtora divulgou sua prévia operacional após boatos de que iria diminuir as projeções para 2024.

Hoje, Petrobras (PETR4) terminou em alta, seguindo a valorização do barril do petróleo no exterior. Já Vale (VALE3) recuou 1,27% com a queda do minério de ferro na China.

*Com informações da Reuters.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.