Mercados

O saldo do Ibovespa (IBOV) nesta sexta, na semana e em abril

28 abr 2023, 17:24 - atualizado em 28 abr 2023, 17:24
Ibovespa; dividendos
Ibovespa fecha o mês de abril no campo positivo (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) subiu nesta sexta-feira (28), com a ajuda de um cenário externo mais benigno e o apoio das ações da Petrobras (PETR4).

O índice, referência da Bolsa brasileira, avançou 1,47% hoje, a 104.431,63 pontos. Com isso, fechou a semana praticamente estável. Já em abril, o Ibovespa conseguiu fechar no campo positivo, com alta acumulada de 2,50%.

A estatal, que anunciou ontem à noite o pagamento de dividendos complementares, após eleger um novo conselho de administração, recebeu suporte dos preços do petróleo. Além disso, a companhia anunciou uma nova redução do diesel, com o preço médio de venda do diesel A para as distribuidoras passando de R$ 3,84 a R$ 3,46 o litro a partir deste sábado (29).

Agenda de indicadores

Na agenda econômica, dados importantes foram divulgados nesta sexta. Destaque para as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o mercado de trabalho no Brasil.

Nos três meses até março, a taxa de desemprego no país ficou em 8,8%, ligeiramente abaixo das projeções de 9%. Com isso, o primeiro trimestre de 2023 fechou com 9,4 milhões de pessoas sem emprego.

O número de desempregados aumentou 10% em relação aos três meses anteriores. No entanto, quando comparado com o mesmo período de 2022, houve queda de 21,1%.

E o Banco Central divulgou o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 3,32% em fevereiro. O indicador teve alta de 2,76% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já no acumulado em 12 meses, a alta foi de 3,08%.

Nos Estados Unidos, a inflação subiu 0,1% em março, após alta de 0,3% em fevereiro. O Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) registrou alta de 4,2% no acumulado de 12 meses. Já o núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, avançou 0,3% no mês e acumula alta de 4,6%.

Na zona do euro, foram divulgados os números preliminares do PIB do primeiro trimestre do ano. A atividade econômica no bloco cresceu 0,1%, ficando abaixo das projeções de 0,2%.

Altas e baixas

Enquanto Petrobras avançou 1,98% nesta sexta, PRIO (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3) subiram 3,3% e 4,04%, respectivamente.

Do setor de mineração e siderurgia, a Vale (VALE3) subiu 0,89%.

E o mercado também repercutiu a divulgação de novos resultados corporativos. A Cielo (CIEL3) terminou o dia em 3,8%. O lucro da companhia saltou quase 140% no primeiro trimestre do ano. Estanislau Bassols, CEO da empresa de maquininhas de pagamentos, disse a jornalistas que a empresa visa elevar sua rentabilidade e geração de valor, objetivo visto no relatório financeiro desta semana.

A Suzano (SUZB3) subiu 4,74%, após divulgar um lucro líquido quase 50% menor nos primeiros três meses de 2023.

As ações da BRF (BRFS3) saltaram quase 9%. Segundo Fabio Louzada, economista, analista e fundador da Eu Me Banco, a valorização reflete o anúncio de liberação pela China das importações de estoques de carne bovina brasileira produzidos antes do mal da vaca louca.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.