Mercados

Ibovespa: Como a China levou índice para ‘as nuvens’ nesta segunda

08 abr 2024, 17:08 - atualizado em 08 abr 2024, 18:04
vale vale3
Ibovespa fechou em alta de 1,63% nesta quarta (8) (Imagem: Reuters/Washington Alves)

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda (8), puxado pelas ações da Vale (VALE3) que dispararam após o avanço no minério de ferro

O índice subiu 1,63%, a 128.857,16 pontos.

As mineradoras fecharam o dia com bons resultados. CSN Mineração (CMIN3), Usiminas (USIM5) e a Companhia Siderurgica Nacional (CSNA3) finalizaram o dia com altas de 4,71%, 5,85% e 2,61%, respectivamente.

O avanço do minério de ferro se deu pelo otimismo de possíveis medidas para fortalecer o fraco setor siderúrgico na China. Além disso, as expectativas de uma onda de reabastecimento pós-feriado por parte das siderúrgicas do país também impulsionaram a commodity.

Na ponta negativa, IRB (IRBR3) caiu 2,60% apesar da alta do último pregão com a recomendação do Citi. Além disso, as ações da Braskem (BRKM5) fecharam com uma baixa de 2,84% após o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar uma ação civil contra a companhia.

A ação do MPF, divulgada nesta segunda (8), pede a construção de um novo hospital psiquiátrico em Maceió (AL), devido ao afundamento do solo que levou a pacientes evacuarem unidades do Complexo de Saúde Mental, causado por mina da Braskem.

Por fim, o mercado aguarda dados de inflação no Brasil e de CPI dos Estados Unidos, na quarta-feira (10). De acordo com Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, “as apostas no CME estão mais divididas em relação à quando teremos uma queda de juros nos EUA”.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.