BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) se livra de forte queda, mas não acompanha recuperação de Wall Street

13 out 2022, 17:08 - atualizado em 13 out 2022, 17:30
B3 futuros bitcoin
Mercados digeriram dados acima do esperado do CPI nesta quinta-feira (13) (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Após virar para alta junto com os mercados americanos, o Ibovespa (IBOV) seguiu sem direção definida, entre ganhos e perdas.

No entanto, o índice de referência da B3 acabou fechando em queda de 0,46% nesta quinta-feira (13), a 114.300,09 pontos. Nem mesmo a boa recuperação em Wall Street animou o mercado local.

A Petrobras (PETR3;PETR4) subiu bem hoje, seguindo a trajetória altista dos preços do petróleo nos mercados internacionais. No entanto, o peso negativo das ações do setor de mineração e siderurgia impediu que o Ibovespa se recuperasse.

A Vale (VALE3) recuou 1,78%, a R$ 72,18. A CSN Mineração (CMIN3) caiu mais, terminando com desvalorização de 5,56%.

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), teve avanço de 0,4% em setembro, ante alta de 0,1% em agosto. O resultado veio acima do que economistas esperavam, de acréscimo de 0,2%.

Willian Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities, avalia que os dados reforçam a ideia de que o Federal Reserve (Fed) deve continuar com uma política monetária “extremamente restritiva” até que veja sinais concretos de desaceleração na inflação americana.

Ações do varejo foram destaque negativo nesta quinta, dada a maior interdependência do dólar, diretamente ou indiretamente.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, explica que os varejistas, além de aéreas e techs, têm alta demanda de capital para financiar as operações. Essas empresas são penalizadas porque, na prática, passam a ter custo operacional maior em função da elevação do custo de capital e margens menores por conta da inflação, dólar alto e menor demanda, o que implica também em menor valuation.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.