Mercados

Ibovespa (IBOV) derrapa com exterior ruim e reforma tributária no radar; PETR4 e VALE3 caem

06 jul 2023, 17:23 - atualizado em 06 jul 2023, 17:35
Ibovespa
Ibovespa segue baixa em Wall Street e cai nesta quinta-feira (6), com cenário local no radar (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) voltou a ter mais um pregão de queda nesta semana volátil. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, recuou 1,78% nesta quinta-feira (6), a 117.425,70, com os investidores atentos à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho da reforma, afirmou que a PEC será votada em primeiro e segundo turnos na Câmara até sexta-feira.

Já o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sinalizou que todos os acordos pactuados com os governadores envolvendo o Conselho Federativo estão sendo incluídos no texto. Também já está confirmada a alíquota zero sobre os produtos da cesta básica.

Além do aguardo pelo andamento da proposta da reforma tributária na Câmara, Wall Street deu poucos motivos para o Ibovespa se recuperar. Os principais índices acionários encerraram o dia em baixa, sob temor de um aumento dos juros nos Estados Unidos.

Isso porque as vagas de trabalho criadas pelo setor privado do país vieram acima do esperado, indicando que o mercado segue forte. Segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP, foram criadas 497 mil empregos em junho.

De acordo com Rodrigo Cohen, analista de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos, o mercado passa a ter um cenário de pleno emprego nos EUA, o que “faz com que seja cada vez mais certo que os juros devam subir mais duas vezes neste ano se tudo continuar assim”.

Em contrapartida, os dados dos pedidos de auxílio-desemprego dos EUA na semana passada apresentaram um avanço (ainda que moderado), com um aumento de 12 mil. Os pedidos somam 248 mil com ajuste sazonal.

Altas e baixas

As ações da Petrobras (PETR4) fecharam em queda de 1,53%, seguindo a baixa do petróleo. Enquanto isso, Vale (VALE3) recuou 0,72%, contrariando a valorização nos preços do minério de ferro.

Do lado das baixas, ações voltadas ao mercado doméstico figuraram entre os destaques negativos. Gol (GOLL4) tombou quase 10%, seguida pelo Magazine Luiza (MGLU3), que derrapou 7,62%.

Destaque entre as altas, o IRB (IRBR3) disparou 5,02%. MRV (MRVE3) fechou em alta de pouco mais do que 1%, com o anúncio de oferta de ações de R$ 1 bilhão no radar.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.