Mercados

Ibovespa (IBOV): Vale (VALE3) pressiona, e índice crava 3º pregão seguido de queda

28 jun 2023, 17:07 - atualizado em 28 jun 2023, 18:18
Mercados Ações Ibovespa Dólar
Ibovespa tem pressão com Vale nesta quarta-feira (28) (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão volátil desta quarta-feira (28) em queda de 0,72%, a 116.681,32 pontos. O movimento fraco, que representa a terceira queda seguida, indica que os investidores seguem realizando lucros após o rali das últimas semanas.

“Os investidores estão aproveitando a falta de indicadores, pois já foi divulgada a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) e o IPCA-15 ontem, para colocar o lucro no bolso”, afirma Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.

Hoje, o peso maior veio das ações da Vale (VALE3). A mineradora caiu mais de 3% na Bolsa, apesar da valorização nos preços do minério de ferro na Ásia. Os mercados seguem de olho no andamento da recuperação chinesa. Dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) divulgados nesta quarta mostraram que os lucros das empresas industriais da China recuaram quase 19% sobre o ano anterior nos primeiros cinco meses de 2023.

Além disso, o ScotiaBank cortou a recomendação dos ADRs (American Depositary Receipts) da Vale para “sector perform”, de “sector outperform”. O preço-alvo encolheu de US$ 20 para US$ 16.

O desempenho mais fraco do setor bancário também pressionou o Ibovespa, impedindo que a alta de aproximadamente 1% da Petrobras (PETR4) levantasse o índice.

Os frigoríficos se destacaram entre as maiores baixas da sessão. BRF (BRFS3), especialmente. A ação perdeu 4,27% em meio a um novo caso de gripe aviária, desta vez registrado em uma ave fundo de quintal no Espírito Santo.

Do lado das altas, ações do setor educacional e aéreo foram destaque. A Embraer (EMBR3) subiu mais de 4,30% hoje, após a forte queda de 15,5% nos cinco pregões anteriores devido a números de pedidos mais fracos que o esperado durante o Paris Air Show.

A má notícia do exterior

O Ibovespa também acompanhou um desempenho fraco dos índices acionários norte-americanos. Investidores acompanharam falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) sobre a trajetória dos juros dos Estados Unidos.

O líder do banco central dos EUA chegou a dizer que uma recessão no país após os aumentos dos juros não é o cenário mais provável, mas é “certamente possível”.

Dow Jones e S&P 500 recuaram, enquanto Nasdaq apresentou leve alta na sessão.

*Com informações da Reuters

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.