Mercados

Ibovespa (IBOV) dispara 1,5% após Copom e Fomc

22 set 2022, 10:16 - atualizado em 22 set 2022, 10:20
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
 Copom manteve a taxa básica de juros Selic em 13,75% a.a. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) tinha forte alta na abertura do pregão desta quinta-feira (22), em um momento em que investidores avaliam as decisões de taxa básica de juros nos Estados Unidos e no Brasil.

Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira subia 1,22%, aos 113,2 mil pontos, depois de mais cedo tocar aos 113,6 mil pontos (+1,5%). Em Nova York, os índices futuros também avançavam.

O resultado líquido da reunião do Fomc acabou sendo mais hawkish do que a maior parte dos agentes esperava, avaliou o BB Investimentos.

O Fomc decidiu elevar a taxa básica de juros americana (Fed Fund Rate) em 75 pontos-base na tarde de ontem, jogando a meta para a faixa entre 3,00% e 3,25%, como esperado pela maioria dos agentes de mercado.

As surpresas, no entanto, vieram das revisões das projeções dos indicadores econômicos, que apontaram para uma taxa de juros acima de 4% no final deste ano e perto de 5% em 2023.

Além disso, o PIB de 2022 foi revisado, saindo de uma alta de 1,7% projetada em junho para 0,2%.

Jerome Powell, presidente do Fed, reafirmou a postura hawkish da instituição que continuará movendo os juros para o nível “suficientemente restritivo” e “mantê-los ali” para conter a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic

O Copom manteve a taxa básica de juros Selic em 13,75% a.a., conforme era esperado por boa parte dos agentes de mercado. Mas a decisão não foi unânime. Dois membros do Comitê votaram por elevação de 25 pontos-base.

No comunicado, a autoridade monetária sinalizou que a taxa atual deve permanecer nesse patamar por período prolongado ou, caso os índices inflacionários não convirjam como o esperado para a meta, pode avaliar retomar o ciclo de aperto.

Agenda

Na agenda de eventos, o Ministério da Economia divulga o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 4º bimestre às 14h.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, concede entrevista a partir das 15h.

O Tesouro fará leilão de LTN para 2023, 2024 e 2026 e NTN-F para 2029 e 2033.

Nos EUA,  Departamento do Trabalho informou há pouco que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou de forma moderada na semana passada, sugerindo que o mercado de trabalho continua apertado.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.