Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em queda com IPCA e balanços no radar

08 fev 2024, 10:21 - atualizado em 08 fev 2024, 10:21
Ibovespa abre hoje 08-02-2024
O Ibovespa ontem fechou em queda de 0,36% sob o peso das ações em queda do Bradesco. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Ibovespa (IBOV) abre em queda nesta quinta-feira (08) após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por volta de 10h1o, o índice caía 0,15%, negociado a 129.758 pontos.

Ontem, o Ibovespa voltou a titubear, sob peso da derrocada das ações do Bradesco (BBDC3;BBDC4) após resultados decepcionantes. Referência na bolsa brasileira, o IBOV fechou o pregão em queda de 0,36%, a 129.949,90 pontos.

Agora pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA, que mede a inflação oficial do Brasil. Os números mostram uma variação de 0,42% em janeiro — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,56% apurada em dezembro. O dado ficou acima das expectativas do mercado, que projetava desaceleração de 0,35% no mês.

O IPCA inicia 2024 com alta acumulada de 4,51%, abaixo dos 4,62% observados nos últimos 12 meses anteriores.

Ainda hoje será divulgado o relatório de produção e vendas da Petrobras (PETR3PETR4) e mais resultados da temporada de balanços. O destaque vai para o Banco do Brasil (BBAS3), encerrando o bloco bancário.

Mas tem também tem Sanepar (SAPR11), CCR (CCRO3), Raízen (RAIZ4), Multiplan (MULT3), Jalles Machado (JALL3) e São Martinho (SMTO3).

  • Por que Bradesco decepcionou o mercado com resultado do 4T23? Analista Larissa Quaresma comenta balanço do bancão e responde o que fazer com as ações agora; Confira no Giro do Mercado: 

Ibovespa segue os índices de Nova York

Os investidores estão animados com o desempenho de Wall Street. Ontem, S&P 500 e Dow Jones bateram recorde no fechamento, com o mercado avaliando os resultados da temporada de balanço e as falas dos dirigentes do Federal Reserve.

No entanto, agora pela manhã, Dow JonesS&P e Nasdaq caiam a 0,06%, 0,18% e 0,19%, respectivamente.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.