Mercados

Ibovespa (IBOV) cai na abertura, com inflação e plano de redução da carga tributária no radar

07 jun 2022, 10:09 - atualizado em 07 jun 2022, 10:13
Paulo Guedes
Mercado monitora as consequências do plano do governo para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis. (Imagem: Flickr/EDU ANDRADE/Ascom/ME)

O Ibovespa (IBOV) caía na abertura do pregão desta terça-feira (7), seguindo o desempenho dos mercados globais – que monitoram o avanço da inflação e a necessidade da escalada dos juros. Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa tinha perda de 0,10%, ao 110,0 mil pontos.

Os futuros do S&P recuavam 0,9% e o Stoxx 600 registrava baixa de 0,6%, após elevação acima do esperado de 50 pontos-base na taxa de juros da Austrália aumentar a preocupação com uma possível aceleração do aperto da política monetária global.

Nos EUA, diz a XP Investimentos, o foco fica por conta dos dados da inflação ao consumidor, que serão divulgados na sexta-feira. Na Europa, investidores aguardam a decisão de política monetária e o pronunciamento da Christine Lagarde, presidente do BCE, nesta quinta-feira.

Na China, o índice de Hang Seng caiu 0,6% à medida que os casos da covid-19 aumentam em Xangai após começo da flexibilização gradual das restrições.

Impostos e inflação

O mercado local também monitora as consequências do plano do governo para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis.

O acordo anunciado prevê zerar o ICMS sobre diesel e gás de cozinha, reduzir o ICMS, zerar os impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre a gasolina e etanol e compensar os Estados por parte da perda de arrecadação.

A Commcor destaca que apenas a expectativa da desoneração pesou nos juros e no câmbio na sessão de ontem.

A corretora lembra que a medida poderia piorar o quesito inflacionário, “o que dificultaria o encerramento do ciclo de aperto monetário já no horizonte próximo do Banco Central”.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.