Ibovespa

Ibovespa (IBOV) avança após IPCA acelerar em novembro e na véspera da ‘Super Quarta’; confira

12 dez 2023, 10:17 - atualizado em 12 dez 2023, 10:17
Ibovespa
Por volta de 10h10, o Ibovespa subia 0,20%, aos 127,1 mil pontos (Imagem: Divulgação/B3)

Ibovespa (IBOV) avança nesta terça-feira (12), depois de marcar desvalorização de 0,12% na última sessão. Por volta de 10h10, o índice subia 0,20%, aos 127,1 mil pontos.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,28% em novembro — uma leve aceleração em relação à alta de 0,24% apurada em outubro.

O evento da semana é a Super Quarta, mas hoje acontece a primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Na reunião de hoje, ambos avaliam as conjunturas econômicas e amanhã o mercado irá conhecer a decisão sobre a política monetária no Brasil e EUA.

Por aqui, vale destacar que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alertou os mais otimistas de que o jogo da política monetária ainda não está ganho e há incertezas no ambiente.

No radar corporativo está a Eletrobras (ELET3), que vai pagar R$ 1,16 bilhão à Petrobras (PETR3PETR4) para encerrar as discussões no processo judicial entre as empresas sobre o empréstimo compulsório. Os comunicados foram enviados ao mercado nesta manhã.

Nova York

Na manhã desta terça, os índices futuros de Dow JonesS&P e Nasdaq subiam 0,18%, 0,11% e 0,26%, respectivamente.

Do lado internacional, a ansiedade do mercado também fica sobre a decisão de amanhã. A expectativa era de que o Federal Reserve fosse encerrar o ciclo de altas dos juros, além de fazer o primeiro reajuste para baixo em março do ano que vem.

No entanto, o relatório de emprego payroll acima do esperado amargou as perspectivas. O país criou 199 mil novas vagas em novembro, ante as projeções de 180 mil empregos.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.