Mercados

Ibovespa (IBOV) vai encerrar semana em recuperação? Índice futuro dá bons sinais; dólar recua

29 set 2023, 9:11 - atualizado em 29 set 2023, 9:11
Ibovespa
Ibovespa futuro abre pregão desta sexta-feira (29) em alta, enquanto dólar recua (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta sexta-feira (29) em alta de 0,37%, a 117.005 pontos. Já o dólar amanheceu em queda e recuava 0,44%, cotado a R$ 5,0112, por volta das 9h.

A quinta-feira (28) foi de boa recuperação para o Ibovespa (IBOV), que encerrou em alta de 1,23%, a 115.730,76 pontos. Um exterior mais positivo, com os principais índices em Wall Street encerrando no azul, ajudou a lançar o IBOV para cima.

Hoje, a agenda econômica está cheia, com destaque para estatísticas fiscais e dados da taxa de desemprego e Caged no Brasil.

As esperanças de uma aceleração nos cortes da taxa Selic foram apaziguados pelo presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, que reforçou o sentimento de cautela ao pontuar que a Selic precisa permanecer em um patamar contracionista para alcançar os objetivos inflacionários.

Na quinta-feira (28), ele afirmou que a barra possivelmente esteja mais alta para o Banco Central considerar acelerar o ritmo de queda dos juros. “Eu diria que a barra talvez esteja ligeiramente um pouco mais alta sim”, disse Campos Neto ao ser questionado sobre o assunto em entrevista coletiva.

Mercados lá fora

Nos Estados Unidos, o PCE de agosto define o fechamento do trimestre, podendo minar a trégua que deu fôlego aos mercados.

Wall Street opera em alta nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500Dow Jones Nasdaq avançavam 0,40%, 0,41% e 0,56%, respectivamente.

Analistas da Guide Investimentos avaliam os mercados globais estão caminhando para encerrar a semana em tom de recuperação, com investidores digerindo falas mais brandas de diretores do Fed e dados de inflação melhores na zona do euro.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.