BusinessTimes

Ibovespa recua após nova mudança na Petrobras e inflação acima do esperado

24 maio 2022, 12:05 - atualizado em 24 maio 2022, 12:05
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Às 11:38 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,41%, a 108.788,54 pontos (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O principal índice da bolsa brasileira caía mais de 1% nesta terça-feira, após o governo federal decidir por nova troca de comando na Petrobras e na sequência de dado da inflação acima do estimado pelo mercado, com o cenário externo também pressionando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A petrolífera estatal estava entre as principais contribuições negativas ao índice, junto com a Vale. Na ponta contrária, empresas de energia elétrica limitavam as perdas.

Às 11:38 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,41%, a 108.788,54 pontos, após três altas seguidas. O volume financeiro era de 8,1 bilhões de reais.

Para Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos, a troca na Petrobras e a inflação acima do esperado são “basicamente os dois motivos” que mais pesavam para o Ibovespa devolver parte dos ganhos das últimas sessões.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou a alta para 0,59% em maio na base mensal, de 1,73% em abril, mas ficou acima da estimativa do mercado (+0,45%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A leitura foi a maior para o mês em seis anos. A inflação dos combustíveis, que vem pressionando a política de preços da Petrobras, acelerou 2,05% no período, mas bem abaixo dos 7,54% do mês anterior.

Analistas do Citi destacaram que a média da leitura dos núcleos, subindicadores que levam em consideração apenas alguns preços para traçar uma tendência inflacionária, “subiram fortemente para 1,1% na comparação mensal, (ante 0,87% em abril), o maior nível em mais de uma década”.

Ainda na cena local, o mercado mantém no radar a probabilidade de votação na Câmara dos Deputados de proposta que fixa teto de 17% para a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia elétrica.

O exterior corroborava o humor negativo no mercado brasileiro, diante de restrições mais fortes contra a Covid-19 em Pequim e em meio à manutenção de temores globais de desaceleração econômica, dado os elevados níveis de inflação e apertos monetários em curso. O Nasdaq perdia 3,4% e era destaque negativo entre os índices em Wall Street.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O pano de fundo, se não fosse pela situação (da Petrobras), ainda assim seria complicado na sessão, porque a China voltou a pesar negativamente por conta da Covid-19”, disse Camila Abdelmalack, economista na Veedha Investimentos.

Destaques

Petrobras (PETR4) recuava 4% e Petrobras (PETR3) cedia 3,8%, depois que o governo federal decidiu tirar José Mauro Ferreira Coelho do cargo de presidente da estatal, posição que ocupava há pouco mais de um mês, e indicou Caio Paes de Andrade, atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia, para substituí-lo. Os investidores provavelmente verão a mudança como uma intervenção direta relacionada ao preço do combustível no Brasil, escreveram analistas do JPMorgan, em relatório. O petróleo Brent subia no exterior.

Vale (VALE3) caía 1,1%, após queda de 3,5% nos contratos futuros do minério de ferro em Dalian.

Usiminas (USIM5)  liderava perdas entre siderúrgicas com recuo de 2,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CVC (CVCB3) apontava decréscimo de 6,5%,  Azul (AZUL4) exibia baixa de 4,5%, Gol (GOLL4) recuava 3,8% e Embraer (EMBR3) cedia 5,3%. A fabricante de aeronaves informou que não há previsão contratual para nova redução em encomenda de KC-390 pela Força Aérea Brasileira.

PetroRio (PRIO3) aumentava 1,5%, assim como 3R Petroleum (RRRP3)

Lojas Americanas (AMER3) retraía 2,9%, depois de três sessões de ganhos, em meio ao avanço dos principais contratos de juros futuros, o que costuma pressionar varejistas, e após IPCA-15 acima do esperado. Magazine Luiza (MGLU3) cedia 2,2% e Petz (PETZ3) diminuía 4,1%.

Energisa (ENGI11)  aumentava 2,2% e CPFL Energia (CPFE3) tinha alta de 1,6%, em sessão positiva para papéis de energia elétrica no geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CPFL informou na véspera a entrada em operação de linhas de transmissão e de subestação em empreendimento no Ceará. O setor também mantinha a votação sobre ICMS no radar.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.