Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa recua com pandemia e mudança na Turquia no radar

22/03/2021 - 12:21
BC Turquia
Mercado digere demissão do presidente do banco central da Turquia (Imagem: Reuters/Umit Bektas/File Photo)

O Ibovespa recuava nesta segunda-feira, em meio ao forte declínio de blue chips como bancos, Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), com ações de companhias aéreas também na ponta negativa dado o quadro ainda grave de Covid-19 no país.

Às 12:20 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) caía 1,62%, a 114.514,63 pontos. O volume financeiro era de 5,9 bilhões de reais.

O declínio ocorre após o Ibovespa subir 1,8% na semana passada, apoiado na sinalização “dovish” do banco central dos Estados e tentativa do Copom de ancorar projeções de inflação, além de alguma trégua nos Treasuries.

“O temor da piora do quadro da pandemia da Covid-19 continua pressionando o mercado financeiro global”, afirmaram os analistas Fernando Bresciani e Pedro Galdi, da Mirae Asset, em comentários a clientes mais cedo.

No exterior, a Alemanha deve ampliar nesta segunda-feira medidas de lockdown na tentativa de conter uma terceira onda de casos de Covid-19, o que economistas veem atrasando a tão esperada recuperação na maior economia da Europa.

No Brasil, a questão sanitária continua no radar e mesmo novos acordos envolvendo vacinas têm efeito limitado na confiança de investidores, com o país a caminho de alcançar 300 mil mortes e 22 milhões de casos desde o começo da pandemia.

Economias, ex-BCs, ex-ministros, empresários e outros nomes conhecidos do mercado financeiro assinaram uma carta publicada na imprensa nesta segunda-feira cobrando do governo aceleração do ritmo de vacinação e outras medidas.

Estrategistas do Santander Brasil também chamam a atenção para a troca de comando do banco central Turquia no fim de semana, que fez a lira turca despencar em razão de potenciais efeitos de contágio em outros países emergentes, como o Brasil.

O presidente Tayyip Erdogan surpreendeu no fim de semana e demitiu o presidente “hawkish” do banco central turco, Naci Agbal, provocando temores de uma reversão das recentes altas dos juros.

Destaques

Ações da Vale operaram no vermelho com queda do minério de ferro (Imagem: Pixabay)

Itaú Unibanco (ITUB4) perdia 2% e Bradesco (BBDC4) cedia 1,8%, com o setor contaminado pelo declínio de papéis de bancos no exterior, após as mudanças no comando da autoridade monetária turca.

Petrobras (PETR4) caía 2,75%, também afetada pela piora da confiança em relação a emergentes, enquanto os preços do petróleo mostravam variações pequenas no exterior.

Vale (VALE3) recuava 2,8%, com outras ações de mineração e siderurgia também no vermelho, na esteira do declínio dos futuros do minério de ferro na China diante da chance de mais cortes de produção em Tangshan.

Embraer (EMBR3) cedia 7%, com receios relacionadas à Covid-19 abrindo espaço para correção dos papéis, que até a sexta-feira subiam 18,6% em março. Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) perdiam 4,6% e 2,4%, respectivamente.

GPA (PCAR3) avançava 4,2%, mantendo o forte ritmo de valorização desde a semana passada.

Multiplan (MULT3) subia 2,2%, com o setor de shopping centers buscando manter a recuperação, apesar do cenário ainda nefasto relacionado ao coronavírus. Para analistas do Credit Suisse, o setor ainda está “descontado”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 22/03/2021 - 12:21

Cotações Crypto
Pela Web