Mercados

Ibovespa segue em alta na abertura desta quarta, com petróleo, Fed e inflação no radar

26 jan 2022, 10:06 - atualizado em 26 jan 2022, 10:26
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
(Imagem: B3/Divulgação)

O Ibovespa abriu esta quarta-feira (26) em alta, seguindo a tendência positiva do dia anterior, quando fechou com ganhos de 2%. Por volta das 10h10, o principal índice da bolsa subia 1,67%, aos 112 mil pontos.

O desempenho da bolsa brasileira segue o dos mercados internacionais, que amanheceram com índices futuros em alta (EUA +1,2% e Europa +1,9%).

Os investidores aguardam o pronunciamento dos economistas do Federal Reserve, que deverá sinalizar os planos futuros para o aumento da taxa de juros e redução do seu balanço. O mercado espera por quatro altas em 2022.

Ainda no radar, grandes empresas dos EUA, como Tesla (TSLA34) e Intel (ITLC34), reportarão nesta quarta os resultados trimestrais, no período pós-mercado.

Na China, o CSI 300 subiu 0,7%) e o índice de Hang Seng avançou 0,2%.

Petróleo em alta

O petróleo Brent aproxima-se dos US$ 89 por barril, o nível mais alto em 8 anos, com as estimativas da indústria mostrando que estoque dos EUA estão baixos.

As tensões sobre a Ucrânia também vêm contribuindo para pressionar os preços. Segundo a Bloomberg, Opep e aliados devem manter o plano e ratificar outro modesto aumento de produção na próxima semana.

Há pouco, o IBGE divulgou que o IPCA-15 avançou 0,58% em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 10,20%, abaixo da alta de 10,42% do acumulado de dezembro.

Para a XP Investimentos, a alta recente nos preços das commodities deve manter a inflação de curto prazo sob pressão, “apesar do relevante aperto monetário já implementado pelo Banco Central”.

“Uma demanda doméstica mais fraca e uma política monetária global mais restritiva devem ajudar a reduzir a inflação ao longo do ano”, disse a corretora em relatório de abertura de mercado desta quarta.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.