Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Inflação avança 0,58% na primeira quinzena do ano e supera estimativas do mercado

Iasmin Rao Paiva
26/01/2022 - 9:08
O valor da inflação veio acima das expectativas do mercado, que calculava alta de 0,42%, segundo a projeção do Refinitiv (Imagem: REUTERS/Javier Barbancho)

O IPCA-15 avançou 0,58% na primeira quinzena de janeiro, após alta de 0,78% no mês anterior, segundo dados do IBGE. O valor da inflação veio acima das expectativas do mercado, que calculava alta de 0,42%, segundo a projeção do Refinitiv.

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 10,20%, também abaixo do mês anterior, quando o aumento foi de 10,42%. Contudo, ainda acima do esperado pelos especialistas, que calculavam um aumento de 10,04% no período.

Fabio Romão, economista da LCA Consultores, estimou uma alta entre 0,37% e 0,45%. Apesar disso, ainda é uma taxa menor do que dezembro, pois “no grupo transportes tem duas coisas que podem ajudar: uma delas é a passagem aérea, que sazonalmente tem uma deflação em janeiro e devolve as altas do último quadrimestre do ano anterior”, explica.

Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Iasmin Rao Paiva - 26/01/2022 - 9:14

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto