BusinessTimes

Ibovespa tem nova alta com suporte de ações de commodities

23 mar 2022, 12:27 - atualizado em 23 mar 2022, 12:27
ações; fundo de ações; ibovespa
Às 12:26, o Ibovespa subia 0,70%, a 118.091.69 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice da bolsa brasileira subia nesta quarta-feira, depois de abertura com pouca variação, diante do avanço dos papéis ligados a commodities e da melhora em Wall Street, embora ainda em queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale e Petrobras puxavam os ganhos, assim como petrolíferas menores e siderúrgicas, enquanto algumas empresas relacionadas ao consumo doméstico e ao setor de saúde caíam do outro lado.

Às 12:26, o Ibovespa subia 0,70%, a 118.091.69 pontos, caminhando para a sexta alta seguida. O volume financeiro da sessão era de 6,4 bilhões de reais.

Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, diz que fluxo de recursos de investidores estrangeiros para a bolsa deve estar beneficiando novamente o índice na sessão. “O Brasil continua atrativo para eles”, afirma. Ainda assim, segundo Galdi, o “viés do dia é de volatilidade”.

O foco do mercado nesta quarta-feira está em diversas declarações de autoridades de bancos centrais, em meio à agenda de dados econômicos mais esvaziada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em seminário do Tribunal de Contas da União que o mundo terá um período de menos crescimento e mais inflação após a guerra da Ucrânia.

Já o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falou mais cedo em painel do Banco de Compensações Internacionais (BIS), mas as afirmações giraram em torno de moedas digitais. James Bullard e Mary Daly, ambos do Fed, também darão declarações durante o dia.

Além disso, investidores estão atentos à viagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Europa nesta quarta-feira para uma cúpula de emergência da Otan sobre a guerra na Ucrânia.

Os principais índices de ações nos EUA caíam entre 0,4% e 0,6%, enquanto na Europa as praças também cediam após avançarem mais cedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Vale (VALE3) ganhava 1,2%, enquanto CSN (CSNA3) subia 2,6% e liderava alta entre as siderúrgicas. O preço do minério de ferro tinha leve alta mais cedo em Dalian e os contratos de vergalhão de aço subiram em Xangai, após a cidade de Tangshan implementar um lockdown temporário, elevando temores com oferta.

Petrobras (PETR4 PETR3) crescia 1% e ON apontava acréscimo de 0,8%, diante de alta de mais de 4% no preço do petróleo Brent, que estava em patamar superior a 120 dólares o barril.

A commodity tinha sessão volátil, com potenciais sanções à Rússia no radar e após o país alertar para uma potencial queda na exportação do Caspian Pipeline Consortium (CPC, na sigla em inglês). Petrorio (PRIO3) valorizava-se 3,3% e 3R 3R Petroleum (RRRP3) avançava 2,5%.

Positivo (POSI3) caía 1,9%, mesmo após registrar salto no lucro líquido recorrente do quarto trimestre e fortes projeções de desempenho para 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ebitda recorrente nos três últimos meses de 2021 caiu 2,9% em meio à queda das vendas no varejo no final do ano. Nesta quarta-feira, executivos da companhia citaram que a margem Ebitda de 2022 deverá ser semelhante à obtida em 2021.

Copel (CPLE6) perdia 2,2%, depois de anunciar queda de mais de 60% no lucro líquido do quarto trimestre frente a igual etapa de 2020.

IRB (IRBR3) subia 1,3%, após divulgar salto de mais de seis vezes no lucro líquido de janeiro em relação ao mesmo mês de 2021, segundo dados não auditados, devido à um efeito não-recorrente. Os prêmios emitidos subiram 25,8%, enquanto despesas com sinistros tiveram leve alta.

XP (XP;XPBR31) perdia mais de 7% em Nova York, após Itaúsa (ITSA4) anunciar nova redução de participação acionária na empresa através da venda de 12 milhões de ações ordinárias classe A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vibra (VBBR3) cedia 1,1%. O lucro líquido da companhia entre outubro e dezembro caiu 67,4% na comparação anual.

PagSeguro (PAGS) avançava 1% em Nova York. A empresa teve queda de 19,8% no lucro líquido do quarto trimestre ante igual período de 2020, mas superou as projeções de receita, apoiada em forte aumento do volume de transações, e revelou números preliminares fortes dos primeiros meses de 2022.

Hapvida (HAPV3) tinha queda de 1,5%, antes de divulgação de balanço após o fechamento do mercado. Locaweb (LWSA3) e Equatorial (EQTL3) também publicam seus números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar