BusinessTimes

Ibovespa: VALE3 dispara 4,3% e PETR4 recua 3,5%; entenda o desempenho das gigantes do IBOV

01 mar 2023, 13:25 - atualizado em 01 mar 2023, 13:25
Ibovespa-Ações-Mercados
Na ponta negativa do Ibovespa, a Petrobras recuava 3,53% enquanto a Vale subia 4,3% (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (1), com o desempenho da Vale (VALE3) e da  Petrobras (PETR4), alguns dos maiores pesos do índice.

Por volta das 13h20, as ações da mineradora avançavam 4,31%, na esteira dos dados de atividade econômica da China, que registrou expansão da atividade industrial no ritmo mais rápido em mais de uma década, aumentando o apetite por risco dos investidores globais.

O minério de ferro, importante termômetro para a Vale, fechou em alta de 1,3% na bolsa de commodities de Dalian, na China, a 898,50 yuans a tonelada métrica.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Outras ações do setor também eram destaque positivo no Ibovespa. A CSN (CSNA3) subia 4,62%, a CSN Mineração (CMIN3) avançava 4,08%.

Já a Usiminas (USIM5) tinha alta de 4,10% e Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) subiam 1,33% e 1,19%, respectivamente.

As Gerdau e a Metalúrgica Gerdau também divulgaram seus resultados referentes ao quarto trimestre nesta manhã.

Na ponta negativa do Ibovespa, a Petrobras recuava 3,53% junto com outras petroleiras. A PRIO (PRIO3) perdia 4,63% e a 3R Petroleum (RRRP3) recuava 12,09%.

O movimento de venda dos ativos acontece após a notícia de que o governo quer taxar a exportação de petróleo bruto por quatro meses.

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou ontem à noite que a reoneração da gasolina terá aumento de R$ 0,47 o litro, enquanto o etanol terá alta de R$ 0,02.

Outro destaque negativo do Ibovespa era a Hapvida (HAPV3), que despencava 34% no pregão, após resultados no 4T22. Entenda o desempenho da companhia.

*Com Diana Cheng, Lucas Simões e Olívia Bulla

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.