BusinessTimes

Ibovespa volta a recuar com peso de bancos e após perda de tração em NY

28 abr 2022, 12:20 - atualizado em 28 abr 2022, 12:20
ações; fundo de ações; ibovespa
Às 11:59 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,16%, a 109.169,39 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice da bolsa brasileira caía levemente nesta quinta-feira, revertendo ganhos fortes na abertura, impactado por perda de terreno em Wall Street. Resultados de empresas locais limitavam a queda.

Bancos e Natura estavam entre as baixas mais relevantes, enquanto Vale e Petrobras eram as principais pressões positivas, ainda que a mineradora tenha apagado parte dos ganhos após acusação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a companhia.

Às 11:59 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,16%, a 109.169,39 pontos. O volume financeiro era de 8,8 bilhões de reais.

“As bolsas de valores dos EUA perderam tração, ainda mantendo posição no positivo, mas contaminando o Ibovespa”, disse o analista da Mirae Asset Corretora Pedro Galdi.

Uma bateria de dados macroeconômicos no Brasil, de arrecadação a indicador de preços, movimentava a sessão. Destaque para a alta de 1,41% do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da FGV, em abril, abaixo da escalada de 1,7% esperada pelo mercado, segundo pesquisa da Reuters, e desaceleração ante avanço de 1,74% em março.

Os números vieram após outro dado-chave de inflação doméstico, o IPCA-15, vir abaixo do esperado na véspera, mas ainda em patamar considerado bem elevado por analistas. O mercado avaliava a influência de preços mais altos na extensão do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central para além de uma majoritariamente aguardada elevação em 1 ponto percentual na Selic semana que vem.

Em Wall Street, os principais índices acionários operavam em alta leve, à medida que ânimo com resultados fortes da Meta, dona do Facebook, contrastava com preocupações sobre dados de contração inesperada da atividade econômica dos EUA no primeiro trimestre.

Destaques

Vale (VALE3) subia 0,8%, após avançar até 4,1% mais cedo com anúncio de recompra de até 500 milhões de ações, cerca de 10% dos papéis em circulação da empresa, e diante de divulgação de resultados.

A mineradora teve queda no lucro líquido do primeiro trimestre ante um ano antes, mas ainda assim o desempenho veio pouco acima da expectativa do mercado. As ações da companhia, porém, reduziram baixa e tocaram o território negativo antes de retomarem parcialmente os ganhos, depois que a SEC acusou a Vale de violações de leis de valores mobiliários em caso referente ao desastre de Brumadinho. O preço do minério de ferro subiu na China.

Santander (SANB11) perdia 2%, para a sétima queda consecutiva. Analistas do Itaú BBA rebaixaram a recomendação do papel a “underperform”. Bancos de varejo no geral também cediam na sessão, com Itaú (ITUB4) BRADESCO PN e  Banco do Brasil (BBSA3) apontando queda de cerca de 1% cada.

Petrobras (PETR3) ganhava 0,9% e Petrobras (PETR4) tinha alta de 0,8%, após estatal anunciar alta de 1,1% na produção total de petróleo e gás no primeiro trimestre em comparação anual. Os preços do petróleo registravam leve acréscimo.

Embraer (EMBR3) tinha valorização de 3,4% e liderava as altas do Ibovespa. A fabricante de aeronaves reafirmou projeções para 2022 após prejuízo líquido menor no primeiro trimestre frente a igual etapa do ano passado, uma vez que margens mais elevadas ajudaram a compensar uma queda sazonal nas vendas.

Natura (NTCO3) afundava 6%, a sexta baixa seguida. Perspectiva de resultado abaixo do esperado no primeiro trimestre vêm afetando o papel nas últimas sessões.

Gol (GOLL4) tinha alta de 0,6%, após registrar lucro líquido acima do esperado no primeiro trimestre de 2022, ajudado por ganhos com câmbio e performance operacional.

A Gol se surpreendeu com o retorno de viagens corporativas no final do primeiro trimestre, disse seu presidente-executivo em teleconferência com analistas e jornalistas nesta manhã. A rival Azul (AZUL4) mostrava desvalorização de 1,5%.

Dexco (DXCO3) tinha ganho de 0,2%, depois da fabricante de painéis de madeira e louças e metais sanitários anunciar queda de 10,8% no lucro líquido recorrente do primeiro trimestre na base anual, com impacto do resultado financeiro. A receita líquida avançou 20,5%.

Multiplan (MULT3) valorizava-se 0,9% e Hypera (HYPE3) retraía 0,1%, antes de divulgarem resultados após o fechamento do mercado.

SLC Agrícola (SLCE3) perdia 0,2%. A ação foi mantida na terceira prévia do Ibovespa para o período entre maio e agosto.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.